Repositores hidroeletrolíticos x repositores energéticos

Repositor Hidroeletrolítico:

Objetivo: Repor água e sais minerais

Recomendado para: atletas, praticantes de exercício, dias muito quentes, suor excessivo, diarreia, desidratação entre outros.

Quando consumido antes da atividade: ajuda a hidratar o corpo;

Quando consumido durante a atividade: é ideal para manter a glicemia, prevenindo assim, a queda da performance esportiva;

Quando consumido após a atividade: é essencial para a reidratação e reposição de eletrólitos, principalmente sódio, perdidos pelo suor.

Composição: Carboidratos em quantidades variadas e presença obrigatória de sais minerais. Ex: Gatorade, sportdrink, guaraná natural, água de coco, powerade…

 

Repositor Energético:

Objetivo: repor energia gasta, manutenção dos níveis de açúcar no sangue, evitar quebra da proteína muscular.

Recomendado para: atletas e praticantes de atividade física em exercício de longa duração.

Quando consumido antes da atividade:  ganho de energia e evita a hipoglicemia (níveis baixíssimos de açúcar no sangue), que pode ocorrer em algum momento do exercício intenso.

Quando consumido durante a atividade: ajuda a poupar o glicogênio e retardar o cansaço, aumentando o tempo de atividade.

Quando consumido depois da atividade: promove uma nova síntese das reservas de glicogênio e deixar o corpo preparado para atividades físicas posteriores.

Composição: presença obrigatória de 90% de carboidratos, podendo conter vitaminas e minerais. Ex: Carboplex, carbo up, maltodextrina, dextrose, muitos suco podem exercer o papel de repositor.
Podem ser achados principalmente na forma de pó e gel, ambos deve ser ingeridos junto com água.

 

Compartilhe isso:

Leave a Reply