Teste da pisada – Descubra a sua

Saber seu tipo de  pisada é fundamental na hora de comprar um tênis novo.


O modo como se pisa é determinado a partir das características anatômicas de cada indivíduo, como, por exemplo, os tipos de pé, joelhos e flexibilidade nas articulações. Cada pessoa pisa de uma maneira, mas costuma-se generalizar em três tipos:

– Pronada – quando a parte de fora do calcanhar toca no chão, o pé inicia uma rotação excessiva para dentro.

Supinada – o pé toca o solo com a face externa do calcanhar e se mantém na banda externa do pé.

Neutra – começa com a parte externa do calcanhar e o pé rotaciona ligeiramente para dentro.

Quando o pé atinge o solo, durante a corrida, aplica-se uma força de, aproximadamente, oito vezes o peso corporal. O corpo absorve o choque de cada passo. A resultante desta força é distribuída de uma forma correta quando usamos um tênis adequado.

Correr ou fazer caminhadas com um tênis que não seja apropriado à seu estilo de pisada poderá trazer uma série de problemas como: bolhas no pé,  fascite plantar, dores no tornozelo, joelho e na região lombar e outros.

Empresas fabricantes de tênis utilizam a tecnologia para melhorar a absorção do impacto e assim evitar esses problemas. A compra de um bom tênis não deve ser encarada como um gasto, pois todo gasto feito para a nossa saúde e bem-estar é com certeza um grande investimento.

Os tênis neutros não interferem no desempenho ou prejudicam o atleta, mas se um tênis for comprado para a correção e a pisada não for aquela que o tênis diz corrigir, pode piorar a lesão.

Algumas lojas de esporte fazem o teste da pisada através de uma breve corrida na esteira, o sistema identifica sua pisada e o tênis ideal.

Em casa, você mesmo poderá fazer testes mais simples seguindo as instruções abaixo :

Metodo 1 – Examine seu tênis antigo:

Pessoas com a pisada pronada costumam ter o solado do tênis mais gasto na parte interna, enquanto pessoas com pisada supinada costumam ter a parte externa do solado mais desgastada.
Pessoas com pisada neutra não terão desgastes específicos em uma região , normalmente o desgaste será proporcional por todo o solado.

Metodo 2 – Teste do jornal:

Molhe seu pé e caminhe normalmente sobre uma folha de jornal ou numa folha de papel pardo.
Compare o desenho de seu pé no papel com a foto abaixo:

Agora é só procurar um tênis específico para o tipo de sua pisada.

Compartilhe isso:

Leave a Reply