Efeitos Do Estresse Na Hipertrofia Como Ele Interfere Nos Ganhos

Efeitos Do Estresse Na Hipertrofia: Como Ele Interfere Nos Ganhos?

Você sabia que os efeitos do estresse na hipertrofia podem destruir os resultados obtidos com tanto esforço nos treinos?

No dia-a-dia corrido em que vivemos, ansiedade e estresse se tornaram “normais”. Contudo, como será que o psicológico e físico se relacionam aqui?

Existem diversos estudos que mostram os malefícios do estresse para a saúde tanto física, quanto mental.

Mas, dentro do campo da musculação, isso traz algumas particularidades. Ao longo deste artigo, iremos abordar o assunto e formas de minimizar esse mal!

 

Quais São Os Efeitos Do Estresse Na Hipertrofia?

Quais São Os Efeitos Do Estresse Na HipertrofiaQuando falamos de estresse, é importante ressaltar que nos referimos ao do tipo psicológico que traz características como:

  • Irritabilidade;
  • Cansaço;
  • Dores de cabeça;
  • Ansiedade.

Desse modo, quando a mente não se encontra em equilíbrio, o corpo físico começa aos poucos a sentir as consequências desse mal.

Nesse caso, a perda será traduzida em uma perda nos ganhos de massa muscular e força. Ou seja, é como se ocorresse uma limitação independentemente do treino usado.

Em consequência, outras características afetadas são a capacidade de queimar gordura e de se recuperar após a prática.

O Que Acontece No Organismo?

  • Cortisol: considerado o hormônio do estresse, apesar de comum, em excesso ele se torna prejudicial. Isso porque ele é um catabólico que inibe a testosterona, outro hormônio importante para o crescimento muscular.
  • Miostatina: anteriormente, falamos aqui no blog sobre esse hormônio que inibe o crescimento muscular. Mas, irei ressaltar aqui que a sua produção pode elevar sempre que passamos por grande estresse psicológico.

Vemos então, que esses dois hormônios apesar de presentes no organismo, não devem ter uma produção estimulada acima dos níveis considerados normais.

Portanto, o corpo para de realizar a síntese de proteínas. Logo, os aminoácidos passam a ser usados como fonte de energia e não para a produção de massa muscular.

Além disso, quando mais nos sentimos estressados, maior é a vontade de comer, optando principalmente por alimento açucarados.

O que dificulta a queima de gorduras estimulando seu acúmulo. Por fim, com o estresse elevado o ritmo metabólico diminui, baixando:

  • A quantidade calorias queimadas diariamente;
  • Capacidade de recuperação.

 

Como Evitar Os Efeitos Do Estresse Na Hipertrofia?

Como Evitar Os Efeitos Do Estresse Na HipertrofiaA melhor forma de inibir os efeitos do estresse na hipertrofia, é ao identificar sua origem e combatê-la.

No dia-a-dia, outras técnicas também podem ser utilizadas. Sendo assim, de forma contínua como uma medida preventiva ao bem-estar.

  • Cafeína: reduzir a ingestão de suplementos, bebidas e alimentos que possuem essa substância é importante para evitar estados de alerta que estressam a mente.
  • Respiração profunda: técnicas que trabalham a respiração para manter a calma e tranquilidade podem ajudar durante esse momento.
  • Meditação: semelhante a dica acima, ela pode beneficiar você ao lhe colocar em sintonia com o presente, trazendo mais equilíbrio.
  • Yoga: para muitas pessoas essa prática melhora e muito, pois, é necessário trabalhar o foco e concentração em si, levando a um estado de relaxamento.
  • Terapia: dependendo do seu problema, considere a necessidade de frequentar um psicólogo. A ajuda profissional deve ser sempre bem-vinda!

 

Conclusão

ConclusãoEm resumo, os efeitos do estresse na hipertrofia são negativos, pois, ele gera o aumento do cortisol e da miostatina.

O que faz com que ocorra uma inibição do crescimento muscular. Bem como, você ainda experimente dificuldades de se recuperar no pós-treino.

Além disso, a produção de outros hormônios necessários ao organismo é afetada e você tem o risco de sofrer com diversos males como:

  • Depressão;
  • Gastrite;
  • Compulsão alimentar;
  • Sistema imunológico frágil.

Desse modo, procure se libertar do que te causa estresse e para potencializar seu ganhos, entre em contato com a nossa equipe para montar um treino especializado para seus objetivos!

 

Compartilhe isso:

Leave a Reply