Sabemos que a ingestão de bebidas alcoólicas em excesso podem afetar muitos dos nossos órgãos, e até mesmo retardar nossos sentidos, mas você sabia que o álcool pode influenciar também na sua perda de peso?
Nos finais de semana e feriados é comum ver pessoas ingerindo bebidas alcoólicas, ou até mesmo nós mesmos bebendo. Essa atitude tende a comprometer a perda dos quilinhos a mais.
A cerveja assim como as demais bebidas alcoólicas quando não ingeridas em excesso não tendem a ocasionar riscos ao organismo.
O que o álcool faz no organismo
As bebidas alcoólicas tendem a ser uma mistura de componentes mais o etanol, variando de acordo com cada tipo de bebida.
O etanol em contato com o nosso corpo gera diversas reações. Logo ao entrar em contato com a boca parte do composto é absorvido, e entra na corrente sanguínea.
Ao entrar em contato com o estomago, apenas 25% do álcool foi absorvido e circula na corrente sanguínea.
Mas ao entrar no intestino delgado o etanol é totalmente absorvido pelo corpo e começa a circular por completo na corrente sanguínea.
Ao cair no sangue o composto e transportado para os demais órgãos, em especial aqueles cujos tecidos tenha alta concentração de água, como é o caso do cérebro, dos rins, do fígado e do coração.
Quanto tempo demora para sair do corpo
Cada organismo funciona de uma maneira, e a quantidade consumida de bebida alcoólica também é um fator crucial para se determinar o tempo que leva para limpar o organismo.
Mas de acordo com estudos é necessário, entre 15 minutos à uma hora para que as moléculas de etanol de uma cerveja se espalhem pelo corpo. Ou seja, em uma hora o corpo só absorve uma latinha.
O tempo também varia de acordo com informações prévias, como o que você comeu antes de beber ou a que velocidade você ingeriu a bebida.
Outro dado importante é de que o fígado leva cerca de uma hora para metabolizar. Dessa maneira, elimina as moléculas de etanol, de uma lata de cerveja. A ingestão de mais álcool nesse período acaba por intoxicar o organismo.
Diminuir o consumo de bebidas alcoólicas é possível
Para aqueles que almejam um corpo saudável, e se manter em forma, o ideal é evitar esse tipo de bebidas, não só para perder peso como também para manter uma boa saúde em geral.
Mas, se você e daqueles que não consegue largar, já vimos que não é o álcool que faz mal. O problema está no excesso dele. O etanol em pequenas doses, sendo controlado não faz mal ao peso.
Há relatos de pessoas que consomem álcool todos os dias, e nem por isso estão fora de forma ou gordas. Pequenas doses de álcool, com horas de espaçamento, podem ser facilmente absorvidas e metabolizadas pelo organismo.
Conte sempre com a ajuda de um profissional. Ele é indispensável tanto para aqueles que buscam o controle, quanto para aqueles que decidiram parar.
Conclusão
O excesso de bebidas alcoólicas e o aumento de peso estão estritamente conectados. O sobrepeso advém do tempo de processamento do organismo e a quantidade de substancias alcoólicas consumidas.
Evitar ingerir álcool, ou pelo menos evitar o excesso do mesmo, pode ajudar na perda de peso. Outro ponto importante é o de procurar ajuda médica, para conseguir melhores resultados no combate aos malefícios do álcool.
Você conhece algum amigo que precisa ou gostaria muito de ler este conteúdo? Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais e deixe seu comentário!