Treino cardiovascular - 5 dicas para melhorar seu treino aeróbico

Treino cardiovascular – 5 dicas para melhorar seu treino aeróbico

O Treino Cardiovascular (exercícios aeróbicos) muitas vezes é visto como um retrocesso para quem quer ganhar massa muscular. Mas na realidade, o treino cardiovascular é necessário em qualquer programa. No entanto, a duração e a intensidade devem ser determinadas pelo objetivo a ser alcançado.

Muitas pessoas na academia tem um treino mega detalhado para a musculação (séries, repetições, peso, progressões etc). Já para o cardio, acabam simplesmente fazendo de 20 a 30 minutos em intensidade moderada, sem qualquer preocupação.

Mas com maior precisão nos níveis de intensidade e duração, com certeza você observará maiores benefícios sem desperdiçar tempo e esforços.

 

Conheça 5 dicas para melhorar seu treino cardiovascular:

Conheça 5 dicas para melhorar seu treino cardiovascular

 

1 – Acompanhe o seu ritmo cardíaco:

Fazer cardio sem um monitor de frequência cardíaca é semelhante a dirigir seu carro sem um velocímetro. Você pode ter uma ideia geral do esforço, mas só um monitor de frequência cardíaca te permite acompanhar sua evolução cardiovascular e tornar os seus treinos mais estruturados. Assim você saberá quando poderá aumentar o esforço, interromper ou diminuir o ritmo do seu treino.

 

2 – Concentre-se na recuperação da frequência cardíaca:

Um coração que está em forma pode desacelerar mais rápido, depois de um duro esforço. Esta queda na frequência cardíaca após um intervalo intenso pode ser usada para medir o nível de condicionamento físico. Ao invés de se concentrar apenas na reação do seu corpo durante um intervalo intenso, acompanhe a rapidez com que seu ritmo cardíaco cai minutos após o exercício.

 

3 – Construa Força Cardíaca:

Um sistema cardíaco altamente condicionado pode se adaptar rapidamente a qualquer intensidade de exercício. Treinos intervalados são uma ótima maneira de trabalhar a força cardíaca. Você poderá trabalhar este fortalecimento ao intercalar um período de maior velocidade e intensidade com um período de recuperação em ritmo de caminhada.

 

4 – Treine seus limites:

Seu limiar anaeróbico se refere à frequência cardíaca na qual você terá dificuldade de se manter por um longo período de tempo. Trabalhar no seu limiar anaeróbico ajuda a aumentar sua resistência e irá melhorar o seu cardio, mas também será útil ao realizar circuitos intensos.

 

5 – Faça também cardios leves/moderados:

Embora possa não ser a maneira mais eficaz de aumentar sua capacidade cardiovascular e perda de gordura como os treinos intervalados de alta intensidade, o treino de menor intensidade mais estável pode ser útil em dias de recuperação e como complemento num dia de treino intenso. Inclua um ou dois dias de cardio mais fácil no seu programa, seja como ponto de partida para um trabalho mais difícil ou uma pausa nos treinos intensos para aliviar a mente e o corpo.

 

Procure sempre um profissional de Educação Física para te auxiliar nos treinos. Nós do supertreino.com trabalhamos com consultoria fitness online e presencial e podemos te ajudar.

Compartilhe isso:

One comment

Leave a Reply