Memória Metabólica x Falta De Resultados Nos Treinos e Na Dieta

Memória Metabólica x Falta De Resultados Nos Treinos e Na Dieta

Talvez você nunca tenha ouvido falar sobre memória metabólica, mas, esse conceito está diretamente ligado à sua capacidade de:

  • Perder peso;
  • Acumular gordura.

Com certeza, você já deve ter vistos 3 tipos de situações, uma delas é aquela pessoa que come de tudo e continua sempre magra.

Outra é aquela que possui um bom físico, sem realizar nenhuma atividade ou alimentação específica. Por fim, você deve conhecer alguém que emagrece tão rápido, quanto reganha esse peso, certo?

Mas, você sabe dizer exatamente o que cada uma delas possui em comum e como isso interfere nos resultados dos treinos e da sua dieta?

 

O Que É Memória Metabólica?

O Que É Memória Metabólica
Na introdução, demos três clássicos exemplos de pessoas que tem seu tipo físico definido pela memória metabólica!

Essa nada mais é, do que o físico ao qual seu corpo está acostumado. Ou seja, é aquele padrão que acompanhou você durante boa parte da vida.

Um exemplo disso, são pessoas que sofre de obesidade por mais de 20 anos e que mesmo depois de emagrecer, ainda tem um metabolismo lento.

O que faz com que qualquer descuido na alimentação e práticas físicas, permitam um acúmulo elevado de gordura rapidamente.

Isso porque o metabolismo basal se encontra reduzido. A questão é que o organismo entende a redução na taxa de gordura como um “ataque” e com isso, reduz seu gasto calórico.

Sendo essa, uma medida protetora do organismo que tende a “economizar” sua energia para emergências.

O instinto natural do nosso corpo é acumular gordura e perder músculos. Já que a primeira é considerada uma reserva energética.

Aí vemos a questão das pessoas magras! Pois, qualquer descuido, toda massa magra adquirida sofre o efeito contrário.

Pois, o metabolismo basal aumenta o gasto calórico dificultando os ganhos de massa magra e até mesmo ocasionando em sua perda.

 

Por Que Isso Acontece?

Por Que Isso Acontece
Em geral, a maior parte das pessoas leva boa parte da vida sem a prática de atividades físicas ou uma boa alimentação.

Com isso, o corpo se acostuma aquele padrão e o entende como natural. Quando tentamos modificar isso, drasticamente, ele reage no instinto de proteção natural!

A indicação de especialistas para uma reeducação alimentar não é à toa, você precisa ressignificar seus padrões para criar uma nova memória metabólica e obter resultados duradouros.

Já em relação as atividades físicas, não adianta querer um resultado imediato. Além disso, é essencial buscar a ajuda profissional adequada.

Só um personal trainer vai ser capaz, juntamente a dieta prescrita por um nutricionista ou endocrinologista, de criar o treino personalizado para o alcance de seus objetivos!

 

Conclusão

Conclusão
Portanto, agora que você já sabe o que é a memória metabólica e como ela interfere nos seus resultados, quero destacar que ela é modificável.

Mas, para isso você precisa recorrer a ajuda profissional como mencionado acima. Só assim você consegue estimular essa mudança de forma correta garantindo:

  • Saúde e bem-estar;
  • Preservação dos resultados obtidos.

Desse modo, você torna a busca pelo emagrecimento e pela hipertrofia mais eficaz, reduzindo o risco de perda nos ganhos!

Nós do Super Treino contamos com uma consultoria especializada para lhe auxiliar. Então, entre em contato conosco e monte um treino voltado as suas necessidades.

Compartilhe isso:

Leave a Reply