Nos dias de hoje é comum que cada vez mais pessoas busquem desenvolver seu físico. Seja para emagrecer ou aumentar seus músculos. Porém o treino de hipertrofia não é um processo simples e que pode ser feito de um dia para o outro.
Ademais, é preciso se informar bastante e sempre ter auxílio médico antes de tentar qualquer tipo de atividade ou ingestão de suplementos em seu corpo.
A hipertrofia designa um aumento de um órgão, ou de parte dele.
Já a hipertrofia muscular se refere ao crescimento da massa muscular de um organismo ou de grupos de músculos individuais.
Portanto quando você sofre hipertrofia, você não desenvolve células musculares novas, apenas aumenta as já existentes de tamanho.
Certamente com isso, a potência dos músculos é aumentada.
Se você tem esse objetivo, é importante primeiro saber como ocorre hipertrofia, como conseguir os efeitos positivos do treino de hipertrofia, e seus efeitos colaterais, no organismo.
Como Ocorre a Hipertrofia
Quando você realiza o treino de hipertrofia, seus músculos acabam sofrendo pequenas lesões nas fibras musculares. Que ao termino do treino o corpo começa a reparar, substituindo as fibras danificadas.
Esse processo acontece quando as fibras musculares acabam se fundindo, formando assim novas proteínas musculares e muito mais.
Tendo como resultado a hipertrofia muscular, que deixam os músculos grandes.
Porém para que esse processo acontece, é preciso que a taxa de síntese de proteína seja maior do que a quebra dela. Há formas de conseguir aumentar ainda mais a hipertrofia no corpo.
Sobrecarga
A sobrecarga dos músculos é quando é aplicada uma carga maior do que os músculos estão acostumados a suportar.
Isso geralmente acontece quando há o aumento do peso em que se é levantado durante os treinos.
Aliás, isso faz com que a química que está dentro dos músculos fique alterada, o que gera músculos maiores, sempre se recriando de modo a suportar a maior quantidade de peso que lhe está sendo imposta.
Estresse Metabólico
É normal que logo depois dos exercícios físicos você costume sentir uma sensação de queimação nos seus músculos.
Isso é chamado comumente de estresse metabólico, que deixa seus músculos temporariamente maiores.
Isso acontece porque as células musculares estão inchadas devido ao acúmulo de sangue, glicogênio, nutrientes e muitos outros compostos.
Esse inchaço gerado estimula o crescimento do tecido conjuntivo que envolve os músculos
Como Conseguir os Efeitos do Treino de Hipertrofia
É valido ressaltar que para se obter os efeitos positivos da hipertrofia não basta apenas fazer exercícios. É necessário que outros hábitos sejam seguidos. Como:
- Uma boa alimentação: uma dieta balanceada feita por um especialista, ajuda e muito a conseguir a massa muscular desejada. Não saia apenas comendo algo por que viu na revista ou na TV, cada corpo reage diferente;
- Praticar exercícios: encontre um profissional qualificado para lhe indicar quais exercícios trarão o resultado esperado;
- Tempo de Repouso: de nada adianta treinar dia e noite, isso apenas irá acarretar em lesões e problemas em articulações. É preciso ter em mente que o descanso é fundamental em qualquer tipo de treinamento.
Outra coisa importante é como o exercício é executado.
Exemplo, caso faça o exercício de forma errada, por exemplo, com a coluna torta, ou distribuindo de forma errado o peso entre as pernas, você pode se machucar.
Efeitos Colaterais da Hipertrofia
O treino de hipertrofia, para ganho de massa muscular deve ser feita sempre sob a supervisão de profissionais competentes e qualificados. Porque quando feita de maneira errônea pode acarretar vários problemas de saúde e feitos indesejados como:
- Contusão: É a pancada que não causou dano ósseo. O local atingido dói, apresenta um hematoma, parece que está quebrado, mas o raio-x não aponta fratura;
- Fratura ou fissura: Quando a energia do trauma é suficiente para romper a estrutura do osso. Traduzindo: o osso quebrou;
- Luxação: sabemos que os ossos se articulam uns com os outros por meio de estruturas chamadas articulações. Elas oferecem ao nosso corpo diversos graus de movimento. Forças que causam fraturas podem também passar pelas articulações.
E tais forças podem simplesmente separar um osso do outro, causando a perda de contato entre eles, uma deformidade comparável a uma fratura. Não se trata de uma fratura pois os ossos estão inteiros, mas eles perderam o contato entre si.
- Tendinite: Inflamação de um tendão, acompanhada de dor e possível incapacitação articular ou muscular.
Por isso, ao menor sinal desses sintomas, procure seu médico e alerte seu personal trainer.
Conclusão
O treino de hipertrofia seve para aumentar os músculos, e isso acontece porque durante o exercício ocorrem fissuras no musculo. Essas fissuras são reparadas durante o descanso entre as series.
Ademais, uma boa alimentação e praticar exercícios de maneira correta são componentes fundamentais para se obter os benefícios do treino de hipertrofia.
Outro ponto importante é de sempre procurar a ajuda de um especialista, para evitar lesões.
Este artigo foi útil para você? Deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos nas redes sociais
3 comments