Se você já pisou em uma academia, deve ter visto alguém fazer o agachamento.
Esse exercício, não à toa, virou febre nos treinos de musculação e em outras modalidades, por ser muito versátil e eficiente no que se propõe: fortalecer e modelar as pernas por completo.
Nesse artigo, vamos te ensinar os principais erros e como fazer da maneira correta.
Importância do agachamento
Quando o assunto é definir bumbum e pernas, as pessoas que malham são unânimes: tem que apostar no agachamento. o exercício tem várias versões e pode ser feito em qualquer lugar.
Sendo um dos exercícios mais importantes da musculação, desde que ele seja feito da maneira correta.
Este é um movimento complexo, com participação ativa de duas articulações complexas (quadril e joelhos), além da participação estabilizadora dos tornozelos e da coluna vertebral.
Por isso, a importância de estar preparado para faze-lo e do auxilio de um profissional da área.
Os Principais Erros e Como Evitá-los
Por ser um movimento que demanda estabilidade corporal da coluna e do tornozelo é primordial que se tenha cuidado ao executa-lo.
Tendo em vista a importância desse exercício segue três erros muito comuns quando falamos em agachamento.
- Quadril em retroversão: Um dos principais erros no agachamento. Um cuidado com a curvatura natural da coluna é importantíssimo para evitar patologias futuras como hérnia de disco.
Dica: não ultrapasse o limite do seu corpo, reduza a amplitude e faça um trabalho paralelo para melhorar a flexibilidade.
- Joelhos em valgo: destaco sempre a importância dos movimentos seguirem a rota articular natural. Os joelhos o movimento é apenas flexão e extensão.
Indivíduos tendem a forçar os joelhos pra dentro na fase concêntrica, assim sofrem sobrecarga desnecessária e podem afetar os ligamentos e ter problemas futuros.
- Posicionamento do tronco: Não que vá gerar lesões, mas o mal posicionamento pode tirar a eficiência do movimento. Projetar o corpo a frente gera uma pressão desnecessária na lombar, para uma melhor estabilização.
Ademais, o intervalo de descanso, a amplitude, o número de séries, etc.. Muitas pessoas acreditam que o exercício só será eficiente se houver muita carga envolvida. Primeiramente, busque aprimorar sua consciência corporal e sua execução para obter o estímulo esperado.
O agachamento não é um exercício simples, mas feito da forma correta, tomando os devidos cuidados será muito eficiente em busca dos seus objetivos.
Como Obter Melhores Resultados com o Agachamento
Segue uma lista de cinco exercícios de agachamento e como os faze-los:
- Agachamento sumô
Em pé, abdômen contraído, pernas bem afastadas e joelhos semiflexionados. Deixe os joelhos e os pés apontados para fora. Segure um pesinho com as duas mãos com os braços estendidos à frente do corpo.
Projete os quadris um pouco para trás. Agache, descendo o tronco devagar, até os joelhos formarem um ângulo de 90 graus em relação às coxas, e volte sem estendê-los totalmente. Não deixe que os joelhos ultrapassem a linha da ponta dos pés.
- Afundo unilateral
De costas para um banco da altura dos seus joelhos e com as mãos na cintura, apoie o peito do pé direito no suporte com a perna sem flexionada. Agache com a perna esquerda, alinhando o joelho esquerdo com a ponta do pé.
- Agachamento em isometria
Com as costas apoiadas na parede, agache 90° e permaneça assim por 30 segundos.
- Afundo cruzado
Em pé, mantenha um pé à frente e o outro atrás. Cruze a perna de trás e faça um afundo até o joelho quase tocar o chão. Levante-se e repita o mesmo para o outro lado.
- Agachamento com salto 180 graus
Afaste as pernas na largura dos ombros e flexione-as simulando sentar-se em um banco baixo. Levante com impulso e gire 180 graus no ar. Aterrisse fazendo um agachamento.
Conclusão
Vimos como o agachamento é um exercício completo para pernas e glúteos. Contudo é necessário prestar a atenção, e pedir ajuda de um profissional para fazer os exercícios da forma mais correta possível.
Visto que o exercício de agachamento trabalha com órgãos importantes do nosso corpo. Ademais para evitar lesões nessas regiões fizemos uma lista com cinco exercício, e a maneira correta de executa-los.
Você comete ou já cometeu algum destes erros? Compartilhe sua história com a gente nos comentários.
One comment