Para aqueles que frequentam uma academia regularmente é comum ouvir falar de treinos de força e treinos de resistência. Cada tipo de treino busca desenvolver uma área do corpo, só que o fazem de maneiras opostas. Quando combinamos os dois treinos em um só ele fica conhecido como treinamento concorrente.
Ademais, os benefícios de cada treino podem ser potencializados com essa técnica. Podendo alcançar a hipertrofia, como também a perda de peso. Contudo, é valido ressaltar a importância de um profissional de educação física na hora do treino, para te guiar nos exercícios.
O Que é Treinamento Concorrente
Como já dissemos o treinamento concorrente consiste na combinação de treinos de força e treinos de resistência, ou cardiovascular. Com isso os resultados dos treinos são otimizados.
É valido ressaltar que esse tipo de treino é essencial para atletas. Tendo em vista que desenvolvem os músculos e melhoram a resistência do corpo.
Os treinos de força consistem em focar no aumento dos músculos, exigindo do corpo uma maior quantidade de fibras musculares. Esse treino geralmente leva a hipertrofia e ao desenvolvimento da força muscular.
Aliás, treinos de forças levam a rupturas musculares, por exigirem demais dos músculos. O que leva ao aumento do tamanho do músculo (Hipertrofia).
Treinos de resistência ou cardiovasculares são treinos que ajudam a aumentar sua resistência e capacidade durante a pratica de atividades físicas.
Ademais, a resistência consiste na capacidade de se manter em uma atividade de grande esforço físico com a mesma intensidade inicial. Esses treinos ajudam a manter o rendimento do exercício mesmo com o cansaço.
Esses treinos associados podem ser praticados por qualquer individuo. Aliás, com o treinamento concorrente você poderá melhorar o seu equilíbrio, agilidade, coordenação, velocidade, dentre diversos outros benefícios para o seu dia a dia.
Como funciona
Por associar dois tipos de treinos elas acabam prejudicando o outro. Por exemplo, se for feito um treino de força seguido de um aeróbico o treino aeróbico pode ser prejudicado pela fadiga gerado pelo treino de força.
Aliás, por conta disso muitas praticantes se perguntam qual modalidade deve ser feita primeiro. Muitos estudos apontam que a principal diferença é a taxa de oxidação da gordura, mas, não apontam diferença significativa quanto a ordem dos exercícios.
Portanto, a ordem não atrapalha as características morfológicas do corpo humano. Contudo, a sequência irá depender do que você busca como resultados.
Se é o desenvolvimento de força é bom que se inicie com treinos de força. Se a sua intenção for melhorar o condicionamento do corpo, o ideal é que se inicie com treinos de resistência.
Benefícios e Vantagens
Apesar das vantagens aparentes desse treino, muitos pesquisadores têm discutido acerca da interferência nos resultados desse tipo de treino. Por exemplo, muitos deles dizem que essa associação de treinos interfere nos resultados.
Principalmente nos que dizem respeito ao treinamento de força é hipertrofia. Mas, apesar disso ainda não foi apontado os motivos e componentes do treinamento de resistência que interfere nos treinos de forças.
Ademais, algumas pessoas conseguem alcançar bons resultados em treinamentos concorrentes. O que indica que cada individuo irá conseguir alcançar resultados diferentes e independentes.
Por isso é tão importante a presença de um profissional de educação física para indicar o melhor treino para você alcança os seus objetivos da melhor maneira e com maior velocidade. Aliás, pesquisas cientificas recentes apontam que há diversos resultados nos treinamentos concorrentes, e que o tipo de treino utilizado interfere muito nesse resultado.
Conclusão – Treinamento Concorrente
Como vimos o treinamento concorrente é um treino associado a duas modalidades de desenvolvimento do corpo, tanto da força como da resistência. Apesar de pesquisas apontarem que essa associação prejudica um dos treinos, ainda não há resultados que comprovem esse prejuízo.
Ademais, a importância de um profissional capacitado faz toda a diferença na hora de escolher o tipo de treino e suas sequencias, para obter os resultados desejados.
Ainda tem alguma dúvida sobre este assunto? Deixe seu comentário para que possamos esclarecê-la!