Para que você consiga atingir a hipertrofia desejada, é importante entender que musculação é muito mais que ganhar músculos, e é aí que o Método Texas entra!
Isso porque uma das coisas mais necessárias para a hipertrofia, é o levantamento de peso. No entanto, esse só é possível como uma boa força física e resposta a seus estímulos.
Dessa forma, esse método visa o alcance de objetivos individuais através de sua inclusão na periodização para o aumento da força pura.
O Que É Método Texas?
O Método Texas é um tipo de metodologia de treino, comumente utilizado adeptos da musculação e por levantadores de pesos também.
Uma vez que, seu objetivo é aumentar a força pura, sem ficar sempre nas mesmas repetições. O que possibilita o desenvolvimento de:
- Força muscular;
- Treinos com maior intensidade.
Mas, para isso é importante estimular corretamente o levantamento de peso e a tensão muscular que é gerada nesse momento.
Desse modo, o adepto irá variar as técnicas usadas em seu treino ao longo da semana. Em geral, a semana é dividida em:
- Início: intensidade moderada e volume alto;
- Meio: execução de treino leve;
- Final: baixo volume e alta intensidade.
Assim sendo, cria-se uma rotina ideal para pessoas em um nível intermediário, o que faz com que você desenvolva sua força e consiga pegar mais pesos.
Ou seja, podemos dizer que o Método Texas é uma junção de 3 tipos de treinos em uma única semana. Nos primeiros dias haverá um treino de estresse.
Em seguida, na metade da semana, será feito um treino de recuperação e por fim, um o treino de intensidade para fechar o ciclo.
Ao juntar essas 3 modalidades, o praticante não se cansa a ponto de atrapalhar a próxima semana. Logo, isso evita lesões e problemas de overtraining.
Como Funciona O Método Texas?
Considerado um treino de forças, em geral, esse método usa exercícios que trabalham o corpo e seus músculos como um todo.
Isso porque a ideia é desenvolvê-lo ao máximo. Logo, serão feitos os três treinos antes mencionados, para otimizar a periodização.
- Primeiro treino: aquele de estresse, deve ser feito no intuito de gerar disrupções homeostáticas.
- Segundo treino: aqui você irá apenas trabalhar sua musculatura. Para isso, devem ser usados exercícios que movimentem as articulações, já estimuladas no treino anterior. A diferença é que tanto volume, quanto carga precisam ser leves.
- Terceiro treino: nele você irá melhorar a sua 1-RM (repetição máxima) ao utilizar cargas máximas. Ao atingir esse objetivo, siga para a 2-RM ao invés de mudar de carga.
Com isso, na semana seguinte sua 1-RM terá uma carga maior, o que mostra progresso na técnica!
Conclusão
Dessa forma, o Método Texas é uma metodologia usada em treinos, indicadas para pessoas com nível intermediário.
No intuito de progressivamente, com o uso de sobrecargas, elevar seus resultados. Bem como, em fases de periodização com o objetivo de desenvolver a força.
Entretanto, para que esse método funcione corretamente, é importante se aquecer antes da prática, principalmente na fase mais intensa.
Gostou desse artigo? Então, deixe sua opinião nos comentários e compartilhe nas suas redes sociais!