A alimentação pós-treino é uma peça fundamental para os ganhos de massa muscular e nos resultados de hipertrofia.
Desse modo, enquanto a alimentação pré-treino vai fornecer a energia para sua realização. Aquela presente no pós, vai fornecer energia para sua recuperação.
Ou seja, ela vai ajudar você na recuperação das fibras musculares e a controlar os níveis de açúcar no sangue.
Para que então, seu metabolismo continue funcionando corretamente! O que garante resultados melhores e graduais.
Como Deve Ser Feita A Alimentação Pós-treino?
Então, abaixo separei um resumo dos alimentos a serem estimulados e alguns dos melhores exemplos para acrescentar em sua dieta.
Gordura: deve ser estimulado o consumo daquelas boas, ou seja, ricas em HDL (colesterol bom) e que reduzem o LDL (colesterol ruim). Além disso, elas também são importantes para o desenvolvimento de músculos e para o metabolismo, o que elava a queima de gorduras.
- Exemplos: oleaginosas, óleo de coco, abacate, azeite extravirgem, manteiga ghee, banha, etc.
Proteínas: é considerado o grupo alimentar que possui um dos maiores fornecimentos de nutrientes. Seu papel ao ser consumido na alimentação pós-treino, é o de melhorar a reconstrução muscular.
- Consumo diário: varia de pessoa para pessoa e de acordo com seu treino. Mas, no geral, a recomendação é multiplicar de 1,6 ~ 2g por cada quilo que a pessoa possui ou nunca ultrapassar 500g diárias.
- Exemplos: quinoa, ovos, iogurte, tofu, frango e carne vermelha (cortes com o menor % de gordura possível).
Carboidratos: após os treinos ele é essencial para uma correta absorção das proteínas, bem como, para realizar seu transporte até os músculos. Além disso, ela vai controlar as reservas de glicogênio e evitar os picos e vales da glicemia. Por fim, eles ainda repõem sua energia gasta.
- Exemplos: dê preferência aos carboidratos de tipo complexo que são lentamente absorvidos. Tais como, a batata doce, a aveia, as verduras e o arroz integral.
Receitas Simples Para Sua Alimentação Pós-treino
- Bowl Amarelo: no liquidificador bata a polpa de 1 maracujá + 2 colheres de sopa de biomassa de banana verde, clique aqui para ver como fazer + 1 unidade de manga picada e congelada. Acrescente 2 colheres de sopa de gengibre fresco e uma pitada de canela. Para de bater quando formar um creme homogêneo e sirva com sementes de chia e granola.
- Overnight Oats: essa receita deve ser preparada na noite anterior, em um pote hermético e reservar na geladeira. Comece colocando meta de um copo de iogurte natural e misture sementes + aveia em flocos. Depois acrescente uma camada de frutas a preferência. Repita o processo e finalize com oleaginosas e/ou granola sem açúcar se desejar.
- Avocado Toast: comece fazendo uma pasta de abacate ao amassar ele grosseiramente e acrescentar sal, azeite, pimenta e suco de limão a gosto, reserve. Torre duas fatias de pão integral e cozinhe dois ovos. Para finalizar sirva a pasta de abacate + ovos cozidos cortados em cima da torrada.
Conclusão
Portanto, a alimentação pós-treino se mostra bastante importante, pois, irá ajudar você nos ganhos de hipertrofia através:
– Restauração muscular;
– Controle da glicemia;
– Manutenção do HDL e redução do LDL;
– Fornecimento de energia.
Gostaria que mais pessoas se beneficiassem desse conteúdo? Compartilhe-o em suas redes sociais!