Muitas pessoas não sabem, mas, a dieta do ovo pode ser muito benéfica para quem deseja aumentar os ganhos em hipertrofia.
Isso porque esse alimento é rico em proteínas de alto valor biológico. Bem como, é fonte de aminoácidos, ambos importantes para a construção de músculos.
Além disso, o ovo é um alimento que oferece um valor calórico ideal para estimular o seu metabolismo no treino e ao longo do dia.
Desse modo, aumentando a queima de calorias e gorduras para a produção de energia! Para saber mais continue lendo este artigo.
Composição Do Ovo
Clara: é a parte “externa” desse alimento e que garante a sua proteção contra bactérias, assim sendo, nele você encontra cerca de 3 a 4 g de proteína animal.
- 54% ovoalbulmina
- 28,1% conalbumina
- 11% ovomucóide
- 3,5% ovomucina
- 3,4% ovoglobulina
Gema: é a parte interna de cor amarela e que oferece uma quantidade menor de proteína, entre 1,5 a 2,5 g. Além disso, sua composição não é considerada calórica, já que possui cerca de 5 a 6 g de gordura.
- Sais minerais: ela é rica em ferro, potássio, fósforo e cálcio.
- Vitaminas: garante boas doses de vitamina A, B 12 e D.
- Luteína: é um tipo de pigmento carotenóide que possui função antioxidante, entre outras.
Como Funciona A Dieta Do Ovo?
A dieta do ovo tem como objetivo o seu consumo por inteiro deste alimento, de modo a oferecer um fonte de proteína concentrada e mais “pura”.
Ou seja, aquela rica em calorias, aminoácidos e alto valor biológico. Ao mesmo tempo que, encontra-se um nível de gordura controlada.
Muitas pessoas não sabem, mas, a gordura encontrada na gema do ovo é útil para o controle do colesterol por ser composto de HDL – em moderação.
Bem como, ela ainda atua na produção e manutenção de hormônios anabólicos. Como, por exemplo, a testosterona que é muito importante para os ganhos em hipertrofia.
Outro benefício do ovo, é que ele é rico em albumina, uma substância importante para:
- Desenvolvimento das fibras musculares;
- Construção de músculos;
- Recuperação pós-treino.
Mas, não são apenas esses os benefícios desse alimento, uma vez que, ele ainda eleva a sensação de saciedade ao longo do dia.
Principalmente, se consumido logo pela manhã e sempre na sua versão cozida. Vale lembrar ainda, que a dieta do ovo irá fornecer selênio e vitaminas do complexo B.
- Como consumir: o ideal é consumir de 3 a 5 ovos por dia, enquanto se reduz a quantidade de outras proteínas. O modo de preparo ideal é sua versão cozida, mas, comê-lo mexidos ou através de panquecas e omelete também pode ser feito. Desde que, evite o uso de gordura em seu preparo.
Conclusão
Desse modo, podemos ver que a dieta do ovo é uma das opções de alimentação para quem deseja alcançar melhores resultados em hipertrofia.
No entanto, é necessário seguir a recomendação diária ideal. Do contrário, o excesso desse alimento pode causar:
- Inchaço no corpo;
- Problemas hepáticos ou renais;
- Aumento da gordura e colesterol.
Assim sendo, procure comer ao menos um ovo cozido de manhã e o restante distribuído ao longo do dia, sem exageros nas porções.
Gostaria que mais pessoas se beneficiassem desse conteúdo? Então, compartilhe-o nas redes sociais!
One comment