Investir em uma alimentação rica em alimentos diuréticos é sempre muito bom para manter o nosso corpo hidratado, principalmente quando realizar atividades físicas.
Sendo uma forma simples de aumentar a ingestão de água diariamente. Ao mesmo tempo que, consume alimentos ricos em:
- Nutrientes;
- Vitaminas;
- Minerais.
Além da hidratação esse consumo traz diversos outros benefícios para nossa saúde. Para saber mais, continue lendo e descubra quais as melhores opções para acrescentar em sua dieta!
O Que São Alimentos Diuréticos?
Os diuréticos são alimentos conhecidos por seu elevado teor de água na composição que auxilia na hidratação corporal.
Quando consumidos frescos e naturais, eles ainda se mostram ricos em fibras, minerais, vitaminas e nutrientes. Tornando-os capazes de reduzir a retenção de líquidos e inchaço!
Um mal que em geral, é causado pelo excesso de sódio, má absorção de alimentos, inflamações em diferentes tecidos do corpo e uma baixa ingestão de potássio.
Além disso, os alimentos diuréticos agem no organismo como desintoxicantes. Sendo capazes de remover impurezas e toxinas.
Essa limpeza é realizada através do aumento da secreção urinária, consequentemente, recuperando o correto funcionamento do metabolismo.
Os Melhores Alimentos Diuréticos Para Consumir Diariamente
A seguir, irei mostrar os melhores alimentos para acrescentar em sua dieta a fim de elevar sua hidratação.
Seu consumo deve ser feito principalmente in natura ou através de sucos e saladas. Já que isso permite um melhor aproveitamento de seus benefícios.
- Alface: bastante conhecida por ser capaz de aumentar a sensação de saciedade, essa hortaliça é rica em fibra, minerais, vitaminais e muito água. Entre seus benefícios podemos destacar o combate a insônia, estresse e má funcionamento do intestino;
- Beterraba: esse legume além de água também é rico em fósforo, vitamina C e ferro. Desse modo, além de refrescante ele ainda auxilia a prevenir a anemia;
- Cenoura: rica em vitamina A e betacaroteno, esse legume é capaz de melhorar os processos de digestão e elevar a saúde dos cabelos, visão e da pele;
- Melancia: composta em cerca de 90% água, ela é altamente diurética e ainda melhora as funções intestinais, do estômago e dos rins. Para saúde podemos destacar que ela oferece sódio, potássio, cálcio, fósforo e vitaminas C e do complexo B;
- Pepino: benéfico para o fortalecimento das unhas e cabelos, esse legume é purificante natural para pele. Rico em água, ele ainda oferece vitaminas os mesmos minerais e vitaminas que a melancia, acrescidos de ferro.
Conclusão
Vimos então que os alimentos diuréticos são importantes para hidratação do corpo, principalmente de quem pratica atividades físicas, e para:
- Diminuição do inchaço no corpo;
- Regular o metabolismo;
- Limpar e desintoxicar o organismo.
Todos esses alimentos podem ser encaixados dentro de uma dieta saudável sem interferir nos seus resultados.
Mas, para potencializar seus efeitos devemos controlar o consumo de sal e produtos ricos em sódio na alimentação. Abrindo espaço para os temperos naturais e preparações mais naturais!
Este artigo foi útil para você? Deixe sua opinião nos comentários e entre em contato com a nossa equipe para conferir nosso serviço de consultoria fitness online.
4 comments