Durante todo o mês, com certeza você verá diversas campanhas sobre o Novembro Azul que visa a conscientização dos riscos de câncer de próstata.
Tal como ocorre no Outubro Rosa, essa campanha funciona como um alerta. Contudo, aqui falamos dos riscos para os homens que é por vezes, visto com deboche e falta de respeito.
O que leva diversos homens a não realizarem o exame de prevenção, algo que é bastante perigoso.
Portanto, neste artigo iremos falar mais do assunto e abordar o ponto de vista esportivo. Afinal de contas, práticas físicas também podem ser um aliado contra esse mal!
Novembro Azul e a Conscientização Do Câncer
O Novembro Azul é uma campanha de conscientização que teve seu início em 2003, tendo a Austrália como o país de origem, mas, que logo chamou atenção do mundo.
Desse modo, durante todo o mês vemos campanhas que visam conscientizar sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Uma doença que ataca apenas o público masculino!
Câncer de próstata:
A próstata, é uma glândula presente apenas nos corpos masculinos que se encontra abaixo da bexiga envolvendo a uretra.
Seu câncer, é um tumor localizado na região que afeta homens adultos. Infelizmente, quando a doença é identificada em estágio avançado, os riscos de sobrevivência são poucos.
Justamente por isso, é muito importante que seja feita a correta prevenção através do toque de reto, anualmente.
- Sintomas: na maioria dos casos não são apresentados ou considerado imperceptíveis. Em alguns casos, apresentam sintomas compatíveis com a hiperplasia prostática benigna, causada pelo envelhecimento. Sendo assim, uma dificuldade miccional moderada, podendo chegar a forte se em estágio avançado;
- Diagnóstico: a partir dos 50 anos devem realizar o PSA (dosagem de proteína no sangue) e o toque retal. Através do qual, serão identificados a necessidade de outros testes conclusivos. Para pacientes com fatores de risco (histórico familiar), o teste deve ser feito a partir dos 40 anos de idade.
Novembro Azul e os Exercícios Físicos
Mas, o que as práticas físicas têm a ver com o Novembro Azul exatamente? A resposta é simples, uma redução dos riscos de desenvolvimento do câncer de próstata.
De maneira geral, exercícios e esportes regulares auxiliam na redução de inúmeras doenças, pois, são capazes de:
- Fortalecer o organismo e imunidade;
- Manter a saúde física do corpo.
Isso porque homens sedentarismo tem maiores chances de desenvolvimento de inflamações pelo corpo e através desse processo, aumento do risco de cânceres.
No entanto, homens ativos conseguem reduz de 10 até 30% desse risco! Além disso, as práticas físicas podem ser uma forma de restabelecer e manter a saúde após a ocorrência dessas doenças.
- Riscos: em meio as práticas físicas, infelizmente, o ciclismo (esportivo e de lazer) podem ter uma relação com o aumento dos riscos;
- Tratamento: geralmente, após 12 meses da cirurgia para remoção do tumor na próstata, homens podem voltar a praticar físicas. Principalmente aquelas que fortalecem a região pélvica!
Conclusão
Portanto, ao longo deste artigo vimos como as práticas esportivas auxiliam na redução dos riscos de câncer de próstata, ainda mais quando associadas a:
- Dieta balanceada e saudável;
- Manutenção do peso ideal;
- Realização dos exames de rotina.
Bem como, a importância de campanhas de conscientização como o Novembro Azul. Uma vez que, elas estimulam o diagnóstico e tratamento precoce, sem preconceitos!
Nós do Super Treino trabalhamos com consultoria fitness online a fim de atender suas necessidades.
Então, entre em contato conosco e comece agora mesmo a cuidar da sua saúde para evitar os riscos que surgem através da idade e do sedentarismo.
2 comments