O mês de novembro não é apenas de conscientização do câncer de próstata, ele discorre ainda sobre outro mal bem comum e é por isso que hoje iremos falar sobre diabetes e atividades físicas.
No dia 14 deste mês, é comemorado o Dia Mundial do Diabetes. Ou seja, esta é uma campanha que visa conscientizar e prevenir a doença.
Afinal de contas, em apenas 10 anos ela teve um crescimento de 61,8% apenas no Brasil, um número que se mostra preocupante.
Mas, será que você sabe como evitá-la? Ao longo deste artigo iremos tratar desse assunto e sua relação com as práticas físicas, confira!
O Que É Diabetes e Quais Seus Tipos?
De maneira geral, a diabetes ou diabetes mellitus se caracteriza como uma doença causada pela má absorção ou baixa produção (insuficiente) de insulina.
A insulina é o hormônio responsável por regular a glicose no sangue. De modo que, após as moléculas de açúcar serem quebradas, o organismo tenha energia garantida!
- Tipo 1: cerca de 5 a 10% da população é acometida por essa doença, sendo principalmente crianças e adolescentes. Considerada uma doença autoimune, o tratamento é constante feito à base de injeções de insulina;
- Tipo 2: esse é o tipo mais comum da doença, sendo 90% dos casos de diabetes. Ela pode surgir tanto por fatores genéticos, quando pela má alimentação, sobrepeso e obesidade. O tipo 2 não é considerada uma doença autoimune e por isso, nem sempre o tratamento com insulina se faz necessário.
Qual A Relação Entre Diabetes e Atividades Físicas?
A relação existente entre diabetes e atividades físicas pode ser considerada dupla, uma vez que, ela serve para:
- Prevenção da doença: considerando que o sobrepeso e a obesidade sejam dois fatores muito comuns no desencadeamento da diabetes, as práticas físicas assumem a função de combatê-la. Isso porque, em geral, pessoas acima do peso são aquelas consideradas sedentárias. Enquanto quem pratica atividades físicas regulares tem 58% a menos de chances de sofrer desse mal. Portanto, as atividades físicas serem como uma medida de prevenção que ajuda no emagrecimento e na manutenção do peso ideal;
- Melhorias na qualidade de vida: já para o diabético, as atividades físicas assumem um papel de combate aos seus sintomas. De acordo com as recomendações médicas, praticar exercícios físicos regulares ajudo no combate à doença além de estimular um aumento da ação da insulina e da captação de glicose pelos músculos. Além disso, ocorre ainda um aumento na sensibilidade celular a insulina e a redução da glicose circulante. Benefícios esses, que podem levar a redução do uso de insulina e medicamentos hipoglicemiantes. Facilitando assim, o tratamento que estará muito mais focado em questões como alimentação, algo mais natural.
Conclusão
Vimos então, neste artigo qual é a relação entre a diabetes e atividades físicas que englobam tanto a prevenção, quanto o controle da doença.
Que tal começar a cuidar mais da sua saúde, certo? Nós do Super Treino trabalhamos com a criação de treinos personalizados que atendem a necessidade de cada indivíduo, respeitando seu:
- Biotipo físico;
- Nível de atividades físicas atuais;
- Metabolismo;
- Entre outros.
Entre em contato conosco e conheça agora o mesmo o nosso serviço de consultoria fitness online!
One comment