Carboidrato ou Proteína Qual É Melhor No Pós-treino

Carboidrato ou Proteína: Qual É Melhor No Pós-treino?

Uma dúvida bastante comum que vemos em praticantes de musculação, é sobre o consumo de carboidrato ou proteína no pós-treino.

Afinal de contas, qual é o mais indicado para auxiliar no alcance da hipertrofia? No último post aqui do blog, abordamos a importância de cada um dos macronutrientes em nossa alimentação.

Portanto, sabemos que a proteína auxilia na recuperação das fibras e o carboidrato é nossa maior fonte de energia.

Frente a isso, surge a dúvida do que exatamente nosso corpo precisa repor. Neste artigo, iremos falar um pouco mais desse assunto, confira!

 

Carboidrato ou Proteína?

Carboidrato ou Proteína
Não é muito difícil de ver até mesmo praticantes de nível elevado na musculação cometendo erros quando o assunto é alimentação.

A maior parte das pessoas até entende a importância da recuperação para os ganhos na hipertrofia. Isso porque é durante essa fase que nossas fibras musculares se recuperam ficando:

  • Maiores;
  • Mais fortes.

Contudo, a recuperação não se trata apenas de descansar o corpo tendo uma boa noite de sono ou não estimulando o corpo mais do que o necessário.

Isso inclui ainda o que consumimos. Nesse aspecto, vemos diversas pessoas indicando o consumo de proteína no pós-treino.

Pois, acredita-se que isso irá acelerar o processo de reparo e ainda, evitar as dores musculares.

Mas, essa prática vem sendo bastante questionada por diversas pesquisas. Logo, surge a dúvida sobre o consumo de qual é melhor, carboidrato ou proteína.

No entanto, o resultado desses estudos é bastante surpreendente, já que mostra que não há uma efetiva diferença no consumo dos dois macronutrientes pós-treino.

Ou seja, os atletas que tomaram bebidas à base de proteína e aqueles que tomaram a base de carboidrato, atestaram o mesmo resultado. Sendo assim, não havendo diferenças na:

  • Dor;
  • Recuperação;
  • Desempenho.

 

Então, Devo Comer Proteína ou Carboidrato?

Então, O Que Devo Comer
Segundo a pesquisa, o ideal para ter um aumento na força, desempenho e ganhos, ao mesmo tempo que reduz as dores musculares tardias, é ter uma alimentação balanceada o dia inteiro.

Basicamente, o ideal é ter um acompanhamento nutricional específico para você. De modo a considerar:

  • Biotipo físico;
  • Metabolismo;
  • Intensidade de treinamento;
  • Objetivos de hipertrofia;
  • Nível de desempenho.

O profissional especializado, nutricionista e endocrinologista, irá indicar aquilo que melhor se adapta a sua individualidade.

Uma vez que, o consumo de carboidrato ou proteína não surte grandes diferenças no contexto geral. Exceto em casos de treinamentos de alta intensidade na qual, logo após a prática, o corpo precisa de uma alta reposição nutricional.

Portanto, busque consumir a quantidade diária de cada macro e micronutriente, para manter seu corpo sempre nutrido e com isso, potencializar seu processo de recuperação e ganhos!

 

Conclusão

Conclusão
Vimos neste artigo, um pouco mais sobre o consumo de carboidrato ou proteína nos pós-treino.

Segundo pesquisas, o consumo não possui grande diferença em um contexto comum e abrangente. Mas, as necessidades nutricionais podem variar de acordo com a intensidade e tipo de treino.

Bem como, de acordo com o seu tipo físico e metabolismo que devem ser avaliados juntamente ao profissional especializado no assunto.

Do mesmo modo que, é ideal ter um profissional de educação física ao seu lado na criação dos seus treinos. Então, para alcançar os objetivos que você deseja, não deixe de conferir nossa consultoria fitness online!

Compartilhe isso:

One comment

Leave a Reply