As gorduras boas são macronutrientes conhecidos por auxiliar no controle do colesterol ao reduzir o ruim (LDL) e elevar o bom (HDL).
No entanto, mesmo consideradas boas, as gorduras são tidas como inimigas da musculação por muitos. Afinal de contas, seu consumo é visto como um risco ao físico ideal.
Por causa disso, não é muito incomum vermos praticantes dessa atividade física cortando o consumo desse macronutriente por completo de sua alimentação.
Mas, você conhece os riscos dessa atitude para seu corpo/organismo? Será que esse nutriente é realmente tão ruim?
A Importância Das Gorduras Boas
Anteriormente aqui no blog, mostramos a definição desse macronutriente, incluindo as gorduras boas que se divide em monoinsaturadas e poli-insaturadas.
Quem leu já sabe então, quais são os benefícios gerais e para o ganho de energia. Desse modo, irei mostrar agora quais os riscos da falta desse consumo:
- Fome recorrente;
- Cansaço frequente;
- Problemas capilares;
- Alterações no humor;
- Inflamações crônicas;
- Ressecamento da pele;
- Síndrome do olho seco;
- Desequilíbrio hormonal;
- Dificuldades de se concentrar;
- Temperatura corporal reduzida;
- Maiores riscos de sofrer com doenças cardíacas;
- Deficiência de vitaminas A, D, E e K e do ômega-3.
Tudo que foi mencionado acima são pontos importantíssimos a nossa saúde e qualidade de vida, certo?
Já no quesito estético, a falta desse macronutriente causa ainda uma dificuldade para perder peso. Sim, é isso mesmo!
Pode até parecer algo contraditório, contudo, o ideal para o emagrecimento é que seja feita uma redução dos carboidratos simples e um aumento do consumo das gorduras boas.
Por Que As Gorduras Boas São Aliadas Da Musculação?
Agora você já sabe os porquês de não cortar esse tipo de macronutriente da sua alimentação, mas sim, escolher melhores opções.
No entanto, precisamos falar ainda sobre a sua relação com a prática muscular. Então, confira abaixo os motivos delas serem tão importantes:
- Apetite controlado: quando você come mais gorduras boas diariamente de forma regulada, é possível suprir a ingestão calórica diária. Principalmente, porque esse macronutriente tal como a proteína, possui uma digestão mais lenta deixando o organismo saciado por mais tempo;
- Absorção de vitaminas: algumas delas, tal como a A, D E e K são do tipos solúveis em gordura. Logo, esse consumo é essencial para que possamos fazer a sua absorção. Ressaltando ainda, que esses grupos são fundamentais para o desempenho nos treinos;
- Síntese proteica: é favorecida por esse macronutriente, na versão poli-insaturada. Isso porque ocorre uma melhor na resposta da insulina, auxiliando a entrada de aminoácidos nos tecidos musculares. Com isso, ocorre uma concentração elevada de proteínas na região. Além disso, o ômega-3 é essencial para o processo de recuperação muscular também;
- Energia: apesar de os carboidratos serem nossa principal fonte de energia, eles não são os únicos. Portanto, as gorduras são essenciais quando realizamos atividades de intensidade leve a moderada e/ou com longa duração.
Conclusão
Vimos então, ao longo deste artigo, qual a importância que as gorduras boas têm para quem pratica musculação.
Contudo, não basta apenas se alimentar bem e de forma equilibrada para alcançar seu objetivos. É preciso ainda, treinar de maneira adequada.
Nós do Super Treino, trabalhamos com a consultoria fitness online que irá lhe ajudar a alcançar o shape desejado!
3 comments