Se existe algo ultrapassado nos dias de hoje, é achar que a musculação para idosos é perca de tempo.
Hoje, a prática é muito indicada para as pessoas que já chegaram na terceira idade, pois, são elas quem mais precisam da recuperação da massa muscular.
No entanto, ainda que seja uma prática considerada fundamental para a saúde dos idosos, ela requer cuidado e atenção, pois os mesmos são mais propensos a serem expostos aos riscos à saúde.
Por causa disso, separamos uma série de tópicos que mostram os benefícios que os exercícios trazem a vida dos idosos.
Os Benefícios Da Musculação Para Idosos
A musculação além de dar mais força, segurança e autonomia para o idoso em suas funções diárias, também é um ótimo agente contra doenças como a osteoporose, diabetes, hipertensão e doenças neurológicas.
Além da saúde física, a prática da musculação contribui bastante para a socialização do idoso, que em grande parte, costumam se sentir sozinhos nessa fase da vida.
Com um cronograma bem elaborado, a musculação e seus benefícios se evidenciam na vida do indivíduo. Entre os benefícios gerais, estão:
- O aumento da força muscular;
- Melhoria do sistema venoso que ajuda a tratar problemas no sistema circulatório;
- Diminuição de dores musculares;
- Diminuição de quedas;
- Melhoria de postura;
- Aumento de agilidade;
- Flexibilidade elevada;
- Aumento da capacidade funcional;
- Fortalecimentos dos ossos;
- Saúde mental;
- Melhorias no sono;
- Entre outros benefícios.
Como Começar?
Antes de tudo, é preciso saber que a prática da musculação para um idoso, não pode ser igual a carga de musculação de uma pessoa jovem. A intensidade e volume dos treinos devem ser compatíveis com a necessidade de quem os exercita.
Os usos das aparelhagens podem até serem as mesmas. Entretanto, devem-se adaptar ao grau de dificuldade de cada pessoa. Lembrando que muito peso não é recomendado.
A musculação pode ser realizada por qualquer idoso, desde que tenha bons profissionais para ampará-los.
O ideal para quem está na terceira idade, assim como todas outras pessoas, é que antes de começar qualquer atividade física, seja indicado a liberação médica para a prática dos exercícios.
O único motivo no qual se restringe a musculação para idosos, é uma prescrição médica que diagnostique o idoso à não prática de exercícios.
O ideal é que os exercícios sejam feitos na parte da manhã para que o idoso aproveite a luz solar e tenha mais disposição ao longo do dia o deixando menos sonolento.
Conclusão
Para que um idoso mantenha sua qualidade de vida, não basta ter apenas bom condicionamento cardiovascular. É preciso também que ele foque na sua qualidade de vida visando outros aspectos.
Uma boa movimentação, noites bem dormidas e socialização com outros indivíduos da mesma idade, são extremamente importantes para essas pessoas que já usufruíram boa parte da sua vida, continuem vivendo bem.
Vimos então, ao longo artigo que a musculação para idosos é algo de extrema importância para seu bem-estar.
Contudo, apenas exercícios não são suficientes. É preciso que o idoso esteja sempre atento à sua saúde física e sua alimentação balanceada para que todos os fatores em união, trabalhem com eficiência para uma vida longa e saudável.
Que tal conhecer então, o nosso serviço de consultoria fitness online?!
One comment