Ter uma dieta regrada de proteínas para musculação é fundamental para se obter melhores resultados na busca de um corpo dos sonhos.
Contudo, para algumas pessoas ainda é difícil saber o que comer para que o ganho de massa magra seja eficiente.
Uma dieta rica em proteínas é o que as pessoas que estão em busca de crescimento muscular ficam atentas. Mas, você sabe qual tipo de proteína é a melhor para consumir com foco no ganho de massa magra?
Portanto, foi pensando no assunto que separamos algumas dicas de alimentos indispensáveis e quando consumi-los.
Quais Proteínas Para Musculação Devo Ingerir?
Para que o ganho muscular ocorra, é preciso aumentar ingestão de calorias em relação com seu gasto energético, junto com a combinação de carboidratos e proteínas nas principais refeições e nos lanches.
No entanto, nem todo tipo de alimento é indicado, como por exemplo, alguns tipos de carboidratos:
- Farinha;
- Açúcar;
- Arroz branco.
O álcool, também devem ser evitado! Além disso, os carboidratos recomendados devem vir de fontes naturais como frutas, hortaliças e cereais integrais.
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Medicina Esportiva, o consumo ideal de proteínas por dia é de 0,8 a 1g por kg. Para o foco no aumento de massa muscular, a sugestão é de 1,6 a 1,7 gramas/kg ao dia.
Para manter um bom rendimento durante o treino é preciso ir atrás de nutrientes básicos que nos fornecem força necessária para que a massa muscular não tenha seu combustível energético roubado.
Alimentos que dão energia são basicamente os que contém carboidratos. Porém, para o ganho de massa magra, é preciso colocar em evidência as proteínas para musculação, sendo as principais:
1. Frango:
O frango é um alimento rico em proteínas e é uma massa magra. Para melhor aproveitamento, prefira o peito ou o filé de peito, sem pele e preparado com o mínimo ou ausência de gordura possível.
2. Ovo nas proteínas para musculação:
Apresentam vitaminas do complexo B e é uma fonte rica em proteínas para musculação. É preferível que o consumo seja feito cozido.
3. Queijo Minas:
Rico em proteínas e com baixo teor de gordura, este é um alimento ótimo para ser consumido durante lanches e intervalos onde a fome surgir.
4. Sardinha para musculação:
Além da ação anti-inflamatória e da presença de ômega 3, contém proteínas suficiente para o ganho de massa magra.
5. Carnes Vermelhas:
Fonte de proteína para musculação, contém creatina que proporciona um aumento de energia maior para o corpo consequentemente aumentando o desempenho durante os exercícios.
Para uma boa escolha de carne vermelha, uma boa sugestão de consumo é escolher as que não tenham gorduras. Tais como:
- Alcatra;
- Contra-filé;
- Coxão mole;
- Patinho.
Quando Consumir Proteínas Para Musculação?
É bom que o consumo dessas proteínas sejam feitas durante as grandes refeições, como almoço e jantar.
A combinação de proteína animal juntamente com as proteínas vegetais (soja, quinoa, cogumelos, lentilha, feijões, grão de bico, etc.) enriquecem a alimentação.
Entretanto, existem infinitas combinações de outras coisas que ajudam na dieta. Como por exemplo:
- Não pular refeições;
- Consumir gorduras boas;
- Beber bastante água;
- Consumir pelo menos 2 frutas por dia;
- Evitar açúcar e alimentos processados;
- Entre outros…
Conclusão
É preciso lembrar que todas as dicas passadas aqui são para o auxílio e entendimento de quem procura uma dieta com foco nas proteínas para musculação.
Apesar de tudo, é de extrema importância saber que só com uma avaliação de um profissional é possível dizer se é necessário ou não a inclusão de suplementos.
O programa alimentar e o treinamento devem ser individualizados, pois, o uso de suplementos em excesso ou sem indicação é prejudicial à saúde.
Contar então, com um personal trainer ao seu lado se torna fundamental. Entre em contato com a nossa equipe e conheça agora mesmo a nossa consultoria fitness online!