Quando o assunto é suplemento para musculação, a creatina é um dos compostos mais falados e indicados por personal trainer, médicos e outros praticantes.
Mas, mesmo frente a isso muitos não entendem muito bem o que ela é. Ou até mesmo, como age em nosso organismo promovendo o crescimento muscular.
Indo além disso, esse composto pode ser útil também para aqueles que desejam melhorar sua performance física nos treinos.
Então, a fim de lhe mostrar exatamente o que ela é, criamos este artigo completo. Continue lendo e retire suas dúvidas do assunto.
O Que É Creatina?
A creatina é um composto de nitrogênio produzido naturalmente por nós humanos, especialmente no fígado.
Mas, sendo produzido ainda em menores quantidades em nosso pâncreas. Sua formação se dá através dos aminoácidos:
Diariamente, produzimos cerca de 1 a 2 gramas que são 98% armazenadas em nosso músculo esquelético, enquanto cerca de 2% são distribuídos entre cérebro e coração.
Nós homens, essa divisão considera ainda os testículos. Além disso, esse tipo de composto pode ser obtido através da nossa alimentação.
Seja de forma natural ao consumir alimentos como peixe e carnes vermelhas – principalmente.
Bem como, através da suplementação, a fim de aumentar nossas reversas intramusculares de creatina fosfato que é importante na musculação.
Isso porque quando em forma de fosfato, ela atua ainda na produção de energia para as práticas de:
- Alta intensidade;
- Curta duração.
Desse modo, ela acaba sendo usada como substrato na produção de energia ATP, devido a sua capacidade de fosforilação do ADP que a converte em ATP dando mais energias aos movimentos intensos.
Quais São Os Seus Benefícios Na Musculação?
Primeiramente, quero falar então, dos benefícios que a creatina possui no crescimento muscular.
Diversos estudos mostram que a longo prazo, ela se mostra bastante eficaz. Levando assim, a um crescimento de até duas vezes da massa magra com sua suplementação.
Quando sua ingestão é combinada ainda com treinos de resistência, é possível notar um aumento no diâmetro de ambos os tipos de fibras musculares, em cerca de 35%.
Acredita-se que esse resultado está relacionado com a capacidade física elevada que seu consumo oferece. O que nos leva aos seus demais benefícios que é a elevação:
- Do fortalecimento muscular;
- Capacidade de sprint;
- Performance física nos treinos.
Vale destacar que seu consumo beneficia principalmente quem pratica treinos de força, intervalados, de alta intensidade e sprints.
Mas, não demostra grande influência para treinos aeróbicos. Ou até mesmo, para atividades de longa duração.
Como tomar e dose ideal de creatina:
O consumo de creatina mais recomendado, é de 20g diárias divididas em 4 doses de 5g, de preferência consumidas juntos a hidratos de carbono.
Mas, apenas em um período de 5 dias. Após este, a manutenção diária deve ser de apenas 5g, sempre após os treinos e mantendo o mesmo tipo de consumo associado.
Conclusão
Foi possível ver ao longo deste artigo, o que é e quais os benefícios que a creatina proporciona para quem pratica musculação.
Mas, lembre-se que toda suplementação deve ser feita apenas com acompanhamento médico. Uma vez que, esse avalia seu estado clínico identificando quando é possível ou não, os tomar.
Para se ter ainda mais resultado, conheça a nossa consultoria fitness online que é pensada de forma a simplificar e auxiliar suas práticas físicas no dia-a-dia!