Você sabe o que é cutting? Se você faz musculação, provavelmente, já deve ter ouvido esse termo ao menos uma vez.
Para quem deseja alcançar uma definição muscular com bastante massa corporal e pouca gordura, é necessário praticar o bulking e cutting.
Logo, você precisa entender o que esses dois processos são, para que servem e como praticar. O primeiro deles já falamos anteriormente aqui no blog.
Assim sendo, continue lendo para saber agora um pouco mais sobre o cutting e a sua finalidade!
O Que É Cutting e Para Que Serve?
Alcançar uma forma física com boa definição muscular é, praticamente, o desejo de todos os indivíduos que começam a praticar academia.
Mas, o que a maioria ainda não sabe é que para atingir esse objetivo, ela deve passar por dois processos. Esses existentes dentro da musculação que potencializam seus ganhos e são conhecidos como:
- Bulking;
- Cutting.
Já falamos sobre bulking aqui no blog, para relembrar o conteúdo basta clicar aqui.
Dando continuidade ao tema, podemos dizer que o cutting é o oposto complementar do bulking. Apesar de ambos não serem sinônimos, eles se completam.
Afinal de contas, o que é cutting e para que serve?
Basicamente cutting significa “corte” (em português) e, geralmente, é feito logo após o processo de bulking. Mas diferente deste, o segundo processo foca na:
- Redução de gorduras;
- Manutenção da massa muscular.
Ou seja, o principal objetivo do cutting é potencializar a hipertrofia muscular.
Sendo que para atingir essa meta, é preciso reduzir o percentual de gordura corporal. Ao mesmo tempo que, se tem cuidado para não perder a massa magra obtida.
Esse processo é importante para a definição, pois, os músculos só se tornam aparentes quando ocorre uma redução na camada de gordura.
Portanto, não adianta você ganhar massa muscular e praticar musculação todo o dia para os músculos crescerem. Se não houver uma diminuição do acúmulo de gordura.
Como funciona o processo de cutting?
Durante a fase de cutting, é feito uma grande:
- Restrição de carboidratos;
- Aumento de ingestão de proteínas.
No entanto, você deverá tomar alguns cuidados. Caso contrário ocorrerá o efeito rebote, onde há perda da massa magra também.
Isso porque durante o cutting a energia utilizada pelo organismo deve ser proveniente das gorduras acumuladas e não dos músculos.
A rotina de treinos também deverá ser bem planejada, para ficar sincronizada com a dieta
Sendo assim, o recomendado é se praticar exercícios aeróbicos de média a alta intensidade. Uma vez que, eles são os melhores exercícios para perder gordura.
É claro, sem esquecer dos exercícios de musculação!
Já que eles são essenciais para trabalhar os músculos de forma isolada e impedir que ocorra a perda de massa magra.
Por fim, quanto ao tempo de duração, isso depende de uma série de fatores. Incluindo a porcentagem de gordura corporal do indivíduo, do quanto deseja reduzi-la, condicionamento, etc.
Conclusão
Em suma, o cutting é um processo de musculação necessário para indivíduos que desejam hipertrofiar os músculos e evidenciá-los ao:
- Perder gordura;
- Manter a massa magra.
Após o período de bulking, inicia-se o cutting. Mas, antes de iniciar qualquer um dos dois, procure um profissional para melhor auxiliá-lo na pratica.
Que tal confiar na equipe Super Treino para potencializar a conquista dos seus objetivos?
Conheça então, a nossa consultoria fitness online! E caso tenha gostado deste conteúdo, deixe sua opinião nos comentários e compartilhe-o!