A Sarcopenia é a perda progressiva de massa muscular, força, desempenho físico e consequentemente qualidade de vida. Por esse motivo o exercício físico é de extrema importância na prevenção.
Ela começa a surgir a partir dos 40 anos, mas a partir dos 65 tende a se agravar, por esse motivo devemos ter muita atenção com os músculos com o passar da idade.
Principais Sintomas da Sarcopenia:
Perda de Massa Muscular:
Os primeiros sintomas que a pessoa com sarcopenia percebe são as pernas e braços mais finos e flácidos, além da diminuição da força e o aumento do tempo de locomoção.
Perda de Equilíbrio:
Com a diminuição da massa muscular, ou seja, menos músculos, o equilíbrio fica comprometido, além da elasticidade das principais articulações, como joelhos, quadril e tornozelos.
Quedas Frequentes:
Com a perda de massa muscular, do equilíbrio e como geralmente a casa não é adaptada, as quedas acabam sendo inevitáveis e como a sarcopenia anda junto com a osteoporose, as consequências podem ser extremamente graves.
Diminuição da Resposta aos Movimentos:
Com certeza você já viu um idoso andando com passos miúdos, bem devagar, apoiando em paredes e móveis. Isso pode ser sinal de lentidão na resposta aos movimentos e sintoma da sarcopenia.
Depressão:
Com todos os sintomas e consequências da doença, é comum ocorrer a depressão, por isso é tão importante ter um profissional de psicologia na equipe de tratamento da sarcopenia.
Como Prevenir:
O tratamento da sarcopenia envolve antes de tudo a prevenção , mudanças no estilo de vida com a prática de exercício físico e nutrição de formas adequadas. Se a patologia estiver avançada ou em evolução é imprescindível essas mudanças, associadas ao uso de medicamentos e suplementos.
O sedentarismo é a maior causa da sarcopenia. Exercitar-se com regularidade ajuda a diminuir a perda muscular e a prevenir a sarcopenia.
Nós do supertreino.com trabalhamos com consultoria fitness online e presencial. Acesse http://app.supertreino.com e saiba mais.