Como a musculação pode ajudar a combater o câncer de mama

Como a musculação pode ajudar a combater o câncer de mama?

O Outubro Rosa é um mês de conscientização, combate e prevenção muito importante. Desse modo, surgem dúvidas sobre o que contribui para redução dos casos de câncer de mama e se a musculação faz parte disso.

Sim! Estudos apontam que 12% dos casos desta doença poderiam ser evitados com práticas físicas. Isso porque elas são essencias para a manutenção da saúde. Continue lendo para saber mais do assunto.

 

A musculação ajuda a combater o câncer de mama?

A musculação ajuda a combater o câncer de mamaO câncer de mama é um dos tipo deste mal que mais afeta as mulheres, mas, que também pode afetar homens. Sua prevenção e combate pode ser feito de inúmeras formas, tais como:

  • Consultas frequentes ao médio para realização de diagnósticos precoces e acompanhamento da saúde;
  • Ao estimular hábitos físicos, mentais e alimentares mais saudáveis.

Portanto, a musculação é sim uma atividade física que ajuda a combater o câncer de mama. Isso porque a prática estimula hábitos saudáveis que melhorar não apenas a qualidade de vida.

Como também, a saúde em si. Afinal de contas, práticas físicas são essenciais para reduzir a massa gorda e aumentar a massa magra. Dessa forma, mantendo o corpo em um peso mais adequado e equilibrado.

A redução de gorduras ajuda a diminuir a quantidade de células que podem vir a se tornar canceríginas. Quando alinhado a uma boa alimentação e cuidados com a mente, tudo isso promove um corpo mais sadio.

Logo, com menos riscos de desenvolver a doença, especialmente para pessoas que possuem propensão. Além disso, a musculação é importante para combater o câncer de mama pois:

  • Evita a perda de massa muscular;
  • Controla o ganho de gordura;
  • Protege as articulações;
  • Combate outros males.

Quem tem câncer pode fazer musculação?

É importante salientar que a musculação não apenas previne, como também, combate o câncer de mama. Ou seja, ele pode auxiliar pacientes em tratamentos.

Acontece que a perda de massa óssea e muscular são alguns dos efeitos colaterais do seu tratamento. Portanto, malhar e outros tipos de exercícios de força podem controlar essa perda.

Manter o corpo em movimento, em geral, é ainda uma recomendação médica para esse período. Já que ajuda o corpo a:

  • Aumentar sua tolerância a tratamentos como a quimioterapia;
  • Recuperar-se mais rápido após as cirurgias.

Bem como, ainda promove maior sensação de felicidade apesar do momento vivído. Isso devido a liberação da serotonina no corpo, melhorando o bem-estar, confiança e autoestima de pacientes.

Combinar a aeróbicos com musculação é outra grande alternativa, aos pacientes. Mas, lembre-se sempre que qualquer prática deve ter acompanhamento médico, nutricional e físico!

 

Conclusão

Vimos então, neste conteúdo, como a musculação é uma das práticas aliadas que previne e combate o câncer de mama. Sendo assim, importante tanto para quem não tem, como pacientes em tratamento.

Hábitos de vida saudáveis são essenciais para reduzir a incidência desta e diversas outras doenças. Portanto, cuida de sua saúde física e mental, além da sua alimentação.

Esperamos que este conteúdo o tenha ajudado. Aproveite e compartilhe-o nas redes sociais para ajudar na conscientização que o Outubro Rosa promove!

App Super Treino

Compartilhe isso:

One comment

Leave a Reply