Antes do treinamento físico, é preciso dar importância à realização de exercícios de aquecimento ou alongamento para prevenir acidentes ou aumentar a produção durante o treinamento. Há também uma série de medidas de precaução e dicas para servir como diretrizes quando se faz exercícios de fitness.
Mesmo que você não tenha tempo para um grande treino, o alongamento da manhã e da noite realmente muda seu corpo.
– Erin Heatherton
Aqui estão então, 10 coisas sobre o alongamento.
- Para aumentar a sua flexibilidade e para evitar lesões, estique-se antes e depois do treino. Quase todos sabem que o alongamento antes do treino evita lesões durante os exercícios, mas poucas pessoas sabem que o alongamento após o treino, quando os músculos ainda estão quentes, pode aumentar a flexibilidade.
- Mantenha sua posição de alongamento por mais de 60 segundos para aumentar a flexibilidade. Enquanto mantém sua posição por 20 segundos é suficiente para aquecer, segurando cada posição por pelo menos 60 segundos irá desenvolver a flexibilidade do corpo.
- Não vá para uma posição de estiramento e volte imediatamente para a posição relaxada, e faça isso repetidamente. Isto é mais apropriadamente denominado como saltar enquanto está em uma posição. Ao esticar, segure essa posição por vários segundos, e depois relaxe lentamente. Você pode fazer esse exercício repetidamente dessa maneira. Saltar ou forçar-se a uma posição durante o alongamento pode esticar ou danificar algumas articulações ou músculos.
- Trabalhe lentamente em incrementos em vez de continuar imediatamente a fazer o exercício ou a posição mais difícil.
- Certifique-se de ter esticado ou aquecido todos os grupos musculares. Para algumas pessoas, mesmo que tenham corpos fortes, eles tendem a negligenciar o pescoço ao trabalhar fora do alongamento. Esticar os músculos do pescoço pode ser tão simples como colocar a palma da mão na frente da cabeça e empurrá-la. Em seguida, faça o mesmo nos lados e na parte de trás da cabeça.
- Estique regularmente para aumentar continuamente a sua gama de movimentos e seu nível de flexibilidade e força.
- Exercite-se considerando apenas suas capacidades e não outras. Não se force para fazer exercícios que você ainda não é capaz simplesmente porque há pessoas que podem fazê-lo. Aumente seus limites lentamente. Ouça seu corpo. Há dias em que seu corpo pode estar cansado demais, talvez seja necessário considerar a redução de sua amplitude de movimento.
- Aprenda a descansar. Descanse entre conjuntos e estações para garantir que o corpo tenha tempo suficiente para recuperar sua energia. Além disso, é aconselhável que você não trabalhe os mesmos grupos musculares consecutivamente durante dois dias. Os músculos crescem durante o período em que você descansa e não quando está trabalhando.
- Faça exercícios aeróbicos para fortalecer seu coração. Exercícios aeróbicos são aquelas atividades físicas que gera muito oxigênio. Isso inclui exercícios cardiovasculares, como pular corda, correr ou nadar.
- A música pode ajudá-lo quando quiser treinar por períodos mais longos ou aumentar sua intensidade. Você pode usar leitores de mp3, leitores de CD ou receptores de rádio leves para isso. Certifique-se de que você trouxe o fone de ouvido com você para que você não incomode as pessoas que não preferem música durante o exercício.
Além de prevenir lesões e aumentar o limite, também é dito que o alongamento é bom para um corpo cansado e também para uma mente e espírito estressados.