Perda Muscular - A Verdade Por Trás do Problema

Perda Muscular – A Verdade Por Trás do Problema

Já ouviu falar da Sarcopenia ou perda muscular? Nesse artigo vamos tirar suas duvidas sobre o assunto e ainda apresentar formas de tratamento.

A Sarcopenia ou perda muscular está associada à redução de força, função muscular e desempenho físico, principalmente em idosos.

Aliás, essas condições são influenciadas por alterações hormonais e fisiológicas, doenças, estilo de vida sedentário e dieta desequilibrada.

O Que é Perda Muscular

O que é perda muscular

Sarcopenia é a perda de massa muscular, algo que se inicia aos 30 anos e tem seus efeitos aos 50 anos de idade. Porque é o período que há maior redução da quantidade e tamanho das fibras que formam os músculos.

Certamente devido, à redução de hormônios como estrogênio e testosterona.

Além disso, os principais sintomas desta situação a perda da força, do equilíbrio e do desempenho físico para realizar atividades.

Por exemplo, caminhar, subir escadas ou se levantar da cama.

Ademais, para recuperar os músculos, é importante evitar o sedentarismo e praticar exercícios físicos.

Por exemplo, treinos de força e aeróbicos, além disso, uma alimentação adequada, rica em proteínas e nutrientes irá te auxiliar nesse processo.

Causas da Perda Muscular

Causas da perda muscular

Assim como todo processo associado ao envelhecimento, a perda muscular está relacionada a alterações fisiológicas que ocorrem naturalmente ao longo dos anos.

Ademais, a queda dos níveis de testosterona, por exemplo, impacta na síntese de proteína, fundamental para a formação dos músculos.

Contudo, alguns hábitos são determinantes para prevenir ou acelerar esse problema, que tanto interfere na qualidade de vida. Atenção aos principais:

1) Sedentarismo

O músculo precisa de estímulo para manter seu vigor. Ficar parado, portanto, é um dos principais motivos que levam o corpo a se tornar cada vez mais mirrado.

2) Alimentação desequilibrada

Proteína é fundamental, mas não podemos esquecer os carboidratos. Se eles faltarem, a proteína é desviada para gerar energia e os músculos ficam desabastecidos.

3) Vício em cigarro

Já se sabia que o tabagismo arruína as células dos ossos, favorecendo a osteoporose. Mas pintam indícios de que ainda soma prejuízos às fibras musculares.

4) Abuso de bebidas alcoólicas

O consumo excessivo de álcool, embora não seja causa direta da sarcopenia, pode ter efeitos nocivos sobre o tecido muscular esquelético e diminuir a massa magra.

5) Uso crônico de remédios

Lançar mão indiscriminadamente de corticoides e medicamentos à base de hormônio, por exemplo, pode conspirar em favor do enfraquecimento da musculatura.

6) Noites mal dormidas

Ademais, a redução na quantidade e na qualidade das horas de sono corrompem a renovação do tecido muscular, colaborando para a sarcopenia.

Tratamentos para Perda Muscular

Tratamentos para Perda Muscular

Certamente que para as pessoas que já tem perda muscular, é importante que ela seja recuperada.

Porque quanto maior a perda, maior a dificuldade de regeneração e piores os sintomas.

Assim sendo, para recuperar os músculos, é muito importante que a pessoa siga um tratamento voltado para um ganho de massa magra, orientado por um profissional.

Tendo como exemplos:

  • Treino de força;
  • Adaptação da casa para tornar mais fáceis as atividades do dia-a-dia e de lazer;
  • Ajuste de remédios que podem piorar o apetite ou contribuir para a perda dos músculos;
  • Tratamento e controle de doenças que podem prejudicar o desempenho físico do idoso, como exemplo: diabetes, alterações intestinais ou do apetite;
  • Dieta rica em proteínas.
  • Medicamentos e hormônios, como terapia de reposição hormonal ou testosterona.
  • O uso de suplementos de proteína pode ser necessário quando a alimentação não é suficiente para repor a quantidade de proteínas e calorias necessárias pelo idoso.

Conclusão

Conclusão - Perda Muscular

Por fim concluímos que a perda muscular é um processo lento e gradativo. Contudo como todo o mal pode ser tratado.

Além disso, a perda muscular é algo que ocorre naturalmente, mas com a ajuda de profissionais especializados e mudança de hábitos, seus sintomas podem ser revertidos.

Ainda tem alguma dúvida sobre este assunto? Deixe seu comentário para que possamos esclarecê-la!

 

Compartilhe isso:

One comment

Leave a Reply