Artrose - Causas, Sintomas e Tratamentos.

Artrose – O Que É, Causas, Sintomas e Tratamentos

De acordo com o Ministério da saúde, a artrose atinge 15 milhões de pessoas no Brasil. Além disso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que a artrose é a quarta doença que mais reduz a qualidade de vida para cada ano vivido.

Ademais, nesse artigo vamos te ajudar a entender um pouco mais dessa doença.

A artrose é uma doença que ataca as articulações promovendo, principalmente, o desgaste da cartilagem que recobre as extremidades dos ossos.  

Contudo, a doença também danifica outros componentes articulares como os ligamentos, a membrana sinovial e o líquido sinovial.

A cartilagem articular tem por função promover o deslizamento, sem atrito, entre duas extremidades ósseas durante o movimento de uma articulação. Ademais, seu comprometimento pode gerar dor, inchaço e limitação funcional.

A artrose piora progressivamente com o tempo, e não existe cura. Mas os tratamentos podem retardar a progressão da doença, aliviar a dor e melhorar a função articular.

Principais Causas da Artrose

Principais causas da artrose

A artrose pode ter duas principais razões, sendo elas: o uso excessivo de uma articulação, como também o envelhecimento natural do indivíduo.

Inegavelmente o uso repetitivo das articulações ao longo dos anos causa danos à cartilagem, que leva a dor nas articulações e inchaço.

Ademais, com o passar dos anos, o fluído que existe entre as articulações se degenera, bem como a cartilagem que recobre esse líquido.

Em casos avançados, há uma perda total da cartilagem que envolve as extremidades ósseas nas articulações. Isso provoca o atrito direto entre os ossos, causando dor e limitação da mobilidade articular.

Além disso, danos à cartilagem podem estimular calcificações em alguns pontos em torno das articulações, formando os osteófitos.

Entretanto, a artrose frequentemente pode ser encontrada em vários membros da mesma família, o que sugere que ela possa ter características hereditárias.

Contudo outros problemas relacionados ao estilo de vida, também influenciam no aparecimento da doença.

Por exemplo: obesidade, trauma repetido ou cirurgia das estruturas articulares, articulações anormais no nascimento, gota, artrite reumatoide, diabetes e outros distúrbios hormonais.

Sintomas e Tratamentos para a Artrose

Sintomas e Tratamentos para a Artrose

A artrose é uma doença das articulações, que não possui cura. Dentre seus sintomas estão: as dores nas articulações, inchaço, calor, rangidos e limitação dos movimentos nas articulações afetadas.

Ademais, a artrose não afeta outros órgãos do corpo.

Além disso, a rigidez articular também pode ocorrer após longos períodos de inatividade, por exemplo, quando o indivíduo permanece sentado em uma cadeira.

Não há cura para a artrose, mas tratamentos podem ajudar a reduzir a dor e manter o movimento e função articular.

Os sintomas da artrose podem ser aliviados por uma variedade de medicamentos. Contudo, para o uso de qualquer medicamento é necessário à indicação de um especialista.

Por exemplo:

Analgésicos simples: podem aliviar a dor, mas não reduzem a inflamação.

Anti-inflamatórios não esteroides: podem reduzir a inflamação e aliviar a dor.

No entanto, eles podem causar efeitos colaterais como dores de estômago, zumbido nos ouvidos, problemas cardiovasculares, lesões no fígado e nos rins.

Narcóticos: esses tipos de medicamentos geralmente contêm ingredientes similares à codeína. Podem proporcionar alívio da dor na artrose mais grave.

Estes medicamentos mais fortes carregam um risco de dependência, apesar de ser considerado pequeno..

Exercícios Físicos para a Artrose

Exercícios Físicos para a artrose

A fisioterapia e prática de exercícios ajudam a prevenir a perda ou a limitação do movimento articular, a atrofia e a fraqueza muscular e a instabilidade das articulações.

Além de músculos mais fortes, eles ajudam a proteger a articulação.

Contudo, deve-se priorizar exercícios com menor grau de impacto articular e voltados para fortalecimento muscular e alongamentos.

Sempre acompanhado por profissionais da área e observando as limitações individuais.

No início, os exercícios podem ser isométricos (feitos com a contração muscular sem o movimento do membro).

Posteriormente, com exercícios isotônicos (que envolvem a mesma contração muscular, mas agora com o movimento), introduzindo lentamente exercícios com carga.

Mas para pratica de qualquer exercício é necessário à presença de um profissional de Educação Física.

Conclusão

Conclusão - Artrose

Conforme vimos à artrose é uma doença que afeta milhares de pessoas no mundo. Ademais, a doença ainda não tem cura, mas existem mecanismos para aliviar seus sintomas.

Certamente, o alivio das dores pode ser feito por meio de medicamentos, que podem ocasionar outros problemas.

Além disso, analogamente, podem ser feitos com exercícios físicos, acompanhados de um profissional capacitado.

Sentiu falta de alguma informação neste conteúdo? Deixe seu comentário para que possamos ajuda-lo.

Compartilhe isso:

Leave a Reply