Endorfina O Que É e Como Ela Funciona Em Nosso Corpo

Endorfina: O Que É e Como Ela Funciona Em Nosso Corpo?

A endorfina é muito mencionada quando o assunto é promoção da qualidade de vida através das atividades físicas. O que inclui na lista, a musculação.

Esse neuro-hormônio é responsável por causar sensações prazerosas. Assim, proporcionando melhorias no humor, além de estimar sentimentos como: felicidade e alegria.

Cheio de benefícios a saúde, especialmente mental, existem diversos benefícios em estimulá-la no organismo. Se você quer entender melhor o que é endorfina e como ela funciona, continue lendo!

 

O que é endorfina?

O que é endorfinaA endorfina é uma substância naturalmente produzida no organismo e que é caracterizada como um neuro-hormônio. A glândula hipófise, localizada no cérebro, é a responsável por sua produção.

Devido a capacidade de estimular sensações positivas, essa substância é chamada de hormônio do prazer. Sua liberação acontece de forma natural no corpo, trazendo bem-estar e elevando a qualidade de vida.

Isso porque além de boas sensações, ela auxilia a manter o equilíbrio de determinados hormônios, como o cortisol e a adrenalina. Logo, sendo capaz de controlar o estresse físico e emocional.

Apesar de ser liberada de forma natural, a endorfina também pode ser estimulada em nosso organismo. O que se torna interessante quando paramos para analisar seus inúmeros benefícios, tais como:

  • Ação analgésica que traz alívio as dores e tensões musculares;
  • Aumenta a queima calórica e facilita o emagrecimento;
  • Combate aos principais efeitos da adrenalina no corpo;
  • Melhorias à memória e aumento da concentração;
  • Efeito antienvelhecimento e relaxante;
  • Melhora o funcionamento intestinal;
  • Eleva a resistência mental e física;
  • Combate ansiedade e depressão;
  • Equilibra a pressão sanguínea;
  • Diminui o colesterol;
  • Regula o sono;
  • Bom humor.

Para quem se pergunta qual é a melhor forma de aumentar a produção de endorfina a resposta é simples: praticar atividades físicas. Sendo assim, a musculação é uma delas.

Como a endorfina funciona ao ser liberada no corpo?

Quando produzida em nosso organismo, em seguida, a endorfina é liberada no corpo através da corrente sanguínea. Juntamente com outros hormônios.

Com isso, ela estimula sensações prazerosas que melhoram a qualidade de vida. Algo que fica bastante claro em relação as práticas físicas, especialmente as mais intensas tal como a musculação.

Acontece que a liberação da endorfina que aumenta ao se exercitar, promove um sensação de bem-estar no pós-treino. Independentemente do quão cansativa ou intensa essa possa ter sido.

O que contribui com a criação e manutenção do hábito de se exercitar. Mas, não é apenas depois dos treinos que ela traz benefícios.

Durante a prática de qualquer atividade física, sua liberação reduz o estado de tensão corporal. Devido assim, a melhor no humor e, principalmente, ao seu efeito analgésico.

Isso faz com que qualquer prática se torne mais prazerosa, especialmente quando estamos tentando aumentar nosso nível.

 

Conclusão

ConclusãoFoi possível vermos então, no decorrer do texto, o que é e como a endorfina funciona. Causadora de boas sensações, esse neuro-hormônio é bastante importante para nossa saúde:

  • Mental;
  • Física.

Uma vez que, ela traz inúmeros benefícios e pode ser estimulada de forma natural. Além disso, ela auxilia na redução das tensões e dores/desconfortos durante as práticas físicas.

Gostou deste conteúdo? Então, deixe sua opinião nos comentários e compartilhe-o nas redes sociais!

Banner Super Treino

Compartilhe isso: