Método Pirâmide - Como Aplicar Em Seu Treinamento

Método Pirâmide – Como Aplicar Em Seu Treinamento

Se você é iniciante ou avançado na pratica de exercícios você pode fazer uso do método pirâmide. Esse método é ótimo para quem busca ganhar massa muscular, e ao mesmo tempo, melhorar a força muscular.

Esse treino é de simples compreensão e bastante fácil de ser aplicado.

Nesse artigo iremos te ensinar o que é o método pirâmide, como funciona essa técnica funciona e quais são seus benefícios e suas vantagens.

O Que é o Método Pirâmide

O método da pirâmide consiste em ir aumentando a carga dos exercícios no decorrer das series e diminuir o numero de repetições.

Aliás, a carga inicial deve ser leve e com o andar das sequencias deve ser ir aumentando aos poucos a cada serie.

Esse método geralmente é aplicado quando há quatro ou cinco series, de doze repetições, chegando a quatro repetições na ultima serie. Esse treino é muito similar ao drop-set, ambos buscam levar os músculos a fissuras e hipertrofiar.

Ademais, o numero de repetições é um método excelente para diversas áreas do corpo. Mas é importante o repouso pós-treino, para que as fissuras nos músculos comecem a regenerar e assim aumentar o volume.

Como Funciona

O treino pirâmide pode ser feito de diversas maneiras. Separamos alguns exemplos de como realizar esse tipo de treino, que se divide em crescente, decrescente ou a junção de ambos.

No método pirâmide crescente, você deve ir aumentando o peso e diminuindo as repetições durante as series. Como por exemplo, você tem quatro series e inicia com 12 a 16 repetições, com carga leve.

Na próxima serie você aumenta a carga e diminui as repetições, até que na última sequencia você estará fazendo de quatro a seis repetições com carga máxima, pesada para tal exercício, e para você.

Ademais a pirâmide crescente é um método muito bom para aquecer os músculos. Porque aumenta a dificuldade, as cargas, gradativamente.

Já a decrescente é o contrario. Ela parte de uma carga pesada com repetições mínimas, para uma carga leve com muitas repetições.

Há também uma combinação dos métodos que é conhecida como, pirâmide crescente-decrescente.  Esse método é aplicado em series mais longas que começam e terminam com cargas leves e com muitas repetições, e tem cargas pesadas e poucas repetições nas series do meio.

Como por exemplo, serão feitas sete series, e a cada serie aumenta o grau de dificuldade. Na quarta a carga já estará em seu máximo com o mínimo de repetições. Depois disso a carga começa a diminuir e aumentam o numero de repetições.

Contudo, apesar de ser simples o método pirâmide, é importante buscar o auxilio de um profissional de educação física, para te orientar melhor e auxilia-lo nos seus objetivos.

Benefícios e Vantagens

Esse método é indicado para quem busca aquecer os músculos de maneira eficiente. Com seus níveis de dificuldade o método da pirâmide tem se mostrado muito eficaz, tanto para iniciante, quanto para veteranos.

Ademais, esse método evita a fadiga durante o treino, porque faz um aquecimento profundos músculos. Podendo ser feito em todos os grupos musculares. É importante o auxilio de um profissional para indicar qual das modalidades do exercício é mais indicada para você.

Aliás, o tempo de pausa é muito importante nesse tipo de exercício. Em média se deve dar uma pausa de 90 a 120 segundos no mínimo entre as series. Esse tempo varia de acordo com o tipo de exercício escolhido.

Conclusão – Método Pirâmide

O método pirâmide vem se mostrado muito promissor nas academias e centros de malhação. Ademais, ele é muito versátil, podendo ser aplicado tanto por iniciantes na pratica de exercícios, como também em atletas altamente capacitados.

Contudo, é valido ressaltar a importância de um profissional qualificado para auxiliar durante a execução do exercício, e indicar a melhor modalidade para que você alcance seus objetivos.

Ainda tem alguma dúvida sobre este assunto? Deixe seu comentário para que possamos esclarecê-la!

Compartilhe isso:

Leave a Reply