Durante muitos anos os conceitos de musculação e emagrecimento eram, respectivamente, ligados ao ganho de músculos e exercícios aeróbicos.
Ou seja, as pessoas acreditavam que para emagrecer deveriam focar no aeróbico apenas. Já para aumentar e tonificar músculos, recorrer apenas a musculação.
No entanto, alguns estudos vêm mostrando que a musculação também está diretamente ligada ao emagrecimento.
Desde que ela seja adotada de forma correta para cada pessoa e seu objetivo. Bem como, esteja alinhada a outras rotinas saudáveis!
Musculação E Emagrecimento, Como Esses Conceitos Se Unem?
Uma coisa, no entanto, que muitas pessoas não entendem é que emagrecimento e a perda de peso são conceitos diferentes.
Pois, é possível que você emagreça ao mesmo tempo que ganha peso. Assim como, é possível perder peso e engordar ou emagrecer ao mesmo tempo.
Isso pode até parecer confuso, mas, é bastante simples!
- Emagrecimento: é a capacidade de eliminar determinado percentual de gordura corporal;
- Peso: é uma métrica que avalia pesado ou leve, não magro ou gordo. Logo, esse conceito está muito ligado a densidade da gordura ou da massa muscular.
Então, a musculação que é responsável pelo aumento de massa magra pela massa muscular, por isso algumas pessoas ganham peso mesmo emagrecendo com a prática.
Afinal de contas, ela irá reduzir a gordura corporal pela queima de calorias. Mas, irá aumentar sua densidade muscular!
Desse modo, a musculação e emagrecimento são conceitos que se unem mais ainda quando consideramos seu gasto calórico.
Isso porque, ele não ocorre apenas durante a prática física. Já que o gasto continua após a prática, quando o corpo gasta energia para se recuperar, elevando os resultados!
Dicas Para Potencializar a Musculação e Emagrecimento
Antes de mais nada, saiba que para emagrecer na musculação, o treino precisa ter intensidade!
Pois, assim seu corpo vai precisar de mais energia para trabalhar e o gasto calórico será elevado. Além disso, como o foco aqui se volta ao emagrecimento, no treino:
- Não devem ser utilizadas cargas elevadas;
- As séries devem ser mais longas;
- O tempo de intervalo deve ser reduzido;
- Deve haver equilíbrio no volume.
Então, abaixo irei dar 3 dicas sobre como montar um treino de musculação voltado ao emagrecimento. Mas, lembre-se que é sempre importante o acompanhamento profissional!
- Tipo de treino: esse deve ser intervalado ao fim, por 10 a 15 minutos. Ou em dias alternados de acordo com seu caso.
- Exercícios com amplitude: aqueles do tipo multiarticulares, que lidam com grupamentos maiores. Lembrando ainda, de fazer a segmentação desses grupamentos para potencializar o gasto calórico e aumentar o tempo de recuperação;
- Intensidade: o ideal é intercalas curtos períodos de alta intensidade com os curtos para recuperação ativa. Essa atitude irá acelerar o metabolismo o potencializar os benefícios pós-treino.
Conclusão
Portanto, a musculação e emagrecimento são conceitos que se ligam, uma vez que, a musculação é uma ótima prática para a queima de gordura.
Afinal de contas, ela intensifica o gasto calórico não apenas durante a prática. Mas também, após ela quando o corpo se recupera e o metabolismo ainda se encontra acelerado!
Contudo, para que os resultados sejam possíveis, é importante ter uma boa alimentação, beber bastante água e praticar alguns exercícios aeróbicos também.
Gostaria que outras pessoas se beneficiassem desse conteúdo? Compartilhe-o em suas redes sociais!