Anteriormente, aqui no blog, falamos um pouco mais sobre o que é esse conceito e hoje queremos falar sobre o catabolismo noturno.
Durante o dia, quando estamos acordados é fácil “administrar” nosso organismo. Ou seja, a fim de evitar esse mal que a noite, nem sempre se torna algo fácil.
Como já sabemos, dormir bem e ter uma determinada quantidade de descanso é essencial para nossa recuperação.
Mas, quando estamos inconscientes, algumas coisas fogem ao nosso controle, certo? Então, continue lendo e confira como evitá-lo.
O Que É Catabolismo Noturno?
Mesmo quando dormimos nosso corpo continua trabalhando e para isso, ele precisa de energia que são produzidas através dos músculos e fígados.
Ou seja, enviando para o sangue glicogênio e proteínas. Contudo, caso seus músculos não estejam preparados para isso, o catabolismo muscular entra em ação.
Apesar de não ser possível combatê-lo por completo, já que faz parte de um dos processos que mantém nosso corpo funcionando, é possível reduzir seus impactos.
Frente a isso, a alimentação é a melhor forma de lidar com essa problemática. Pois, é necessário garantir o consumo adequado de:
- Nutrientes;
- Proteínas.
Basicamente, tudo aquilo que comemos a noite interfere diretamente na nossa capacidade de melhor administrar esse processo.
Além é claro, dos cuidados com nosso sono. Como, por exemplo, dormir cerca de 8h por noite e evitar estímulos que interferem em sua qualidade.
Catabolismo Noturno, Como Evitar?
Portanto, a melhor forma de evitar a perda muscular durante o sono, que pode retardar seus ganhos ao longo do dia, é se alimentando de forma ideal.
Existem diversas opções de alimentos que evitam o catabolismo noturno. Mas, a melhor opção é investir nas proteínas, pois, elas são aliadas da:
- Reparação muscular;
- Hipertrofia.
Seu consumo, no entanto, deve ser equilibrado e vem pensado já que não é qualquer proteína que você deve comer.
Lembre-se que seu corpo estará em repouso e com isso, apesar de ter energia ele irá trabalhar de forma desacelerada. Afinal de contas, receberá menos estímulos.
Consuma então, alimentos como ovos, queijos e carnes de cortes magros, que são aqueles com poucas gorduras.
Essa são consideradas opções leves, mas, ao mesmo tempo ricas em proteínas. O que estimula a recuperação muscular e favorece a redução do catabolismo.
Você pode investir ainda em outras fontes de proteínas que sejam leves e até mesmo, de origem vegetal, tais como o tofu, oleaginosas, chia e brócolis, por exemplo.
Além disso, você pode proporcionar um aumento na qualidade do sono, através da alimentação. Não apenas consumindo alimentos de fácil digestão ou benéficas ao organismo.
Como ainda, fazer uso de chás que irão acalmar sua mente e corpo, possibilitando uma noite mais tranquila.
Conclusão
Podemos concluir então, que o catabolismo noturno pode ser evitado com alguns cuidados simples com a alimentação, focando em:
- Proteínas leves;
- Chás calmantes.
Bem como, através da exclusão de estímulos que atrapalham sua noite de sono, como barulhos, uso de eletrônicos, etc.
Junto a isso, é imprescindível investir em um treino adequado. Nós do Super Treino trabalhamos com a consultoria fitness online para lhe ajudar a alcançar seus objetivos.
One comment