Um termo que tem sido cada vez mais falado é a biomecânica nos treinos, mas, há praticantes de musculação que não saibam ainda o que esse significa.
No entanto, ele é muito importante tanto para potencializar seus resultados. Quanto para a realização de exercícios adequados e seguros.
Foi pensando nisso que resolvemos separar este artigo para abordar melhor esse conceito, sua importância e como aplicá-lo em seus treinos, confira!
O Que É Biomecânica Nos Treinos?
Você já ouviu falar sobre a importância de aplicar a biomecânica nos treinos e se perguntou o que isso significava?
Pois bem, essa é uma das áreas de estudo da cinesiologia. Sendo assim, a responsável por analisar a mecânica presente nos movimentos do corpo humano para que esses se tornem eficientes.
Mas, por envolver em sua análise os efeitos físicos nos corpos, são estudadas ainda as forças atuantes em cada exercício da prática muscular.
Ao contrário de um movimento natural do dia a dia como subir e descer uma escada – que em geral, conta apenas com forças simples como a gravidade.
Nos treinos de musculação os seus praticantes utilizam forças de resistência presentes nas máquinas e equipamentos que ditam seus exercícios.
Resumindo: essa é uma prática importante que busca o conhecimento sobre como produzimos força com nosso corpo em cada tipo de movimento e como os músculos, tendões e articulações se comportam durante estes.
Funcionamento e os seus efeitos:
A utilização do conceito de biomecânica nos treinos não é tão simples quanto pode parecer, isso porque ela requer bastante estudo sobre o assunto.
No entanto, o objetivo é usá-la a fim de realizar movimentos mais precisos e eficazes. Ou seja, você irá executar os exercícios corretamente para que seja possível:
- Aumentar os estímulos;
- Potencializar seus ganhos;
- Reduzir a sobrecarga;
- Evitar e prevenir lesões.
Portanto, é possível realizar seus treinos de forma mais coerente e adequada ao mesmo tempo que, os torna mais difíceis e estimulantes.
Outra forma de usar a biomecânica é no isolamento de grupos musculares. De modo que, seja possível treinar uma região específica e desejada.
Um exemplo disso, é quando um praticante de musculação possui os braços bem desenvolvidos, mas não, seu trapézio.
Logo, será possível estimular essa região de forma muito mais eficiente. Além disso, outro efeito da biomecânica nos treinos é a proporção de maior segurança.
- Dicas: o mais adequado para esse tipo de treino é sempre contar com ajuda de um personal trainer que entenda do assunto. Além disso, é preciso estudar a facilidade de realizar um determinado movimento, que seu corpo tem. Bem como, é importante que os movimentos sejam realizados devagar, controlando a velocidade para que eles sejam realizados corretamente. Por fim, lembre-se sempre de ajustar as cargas a sua capacidade física, para não comprometer a técnica usado e/ou seu corpo.
Conclusão
Vimos então, no decorrer deste conteúdo, o que é a biomecânica nos treinos e sua importância para a realização de práticas mais:
- Seguras;
- Corretas;
- Eficazes.
Para ajudar você no alcance de seus objetivos, a equipe Super Treino trabalha com a consultoria fitness online que desenvolve treinos de acordo com suas necessidades.
Então, não perca tempo e confira agora mesmo! Ah, e me conta nos comentários o que achou deste conteúdo!