A amplitude de movimento ou ADM como alguns conhecem, é um termo bastante usado dentro do universo da musculação.
Mas, o que muitos não sabem é que além de uma capacidade, ela representa exercícios também. Sim, é isso mesmo, a amplitude está relacionada tanto a uma melhora física.
Bem como, a exercícios específicos que nos permite alcançar um melhor desempenho, o que acaba se refletindo nos movimentos dos treinos de força.
Quer saber mais sobre este conceito? Então, continue lendo e descubra sua importância na musculação!
O Que É Amplitude De Movimento?
Quando falamos sobre este conceito, o que vem à mente da maioria dos praticantes de musculação é a capacidade de realizar movimentos mais longos.
Ou seja, aqueles que preservam nossa integridade articular. Ao mesmo tempo que, eleva o desempenho nos treinos e seus resultados!
A amplitude de movimento representa então, o nível máximo de amplitude que sua articulação sinovial consegue alcançar.
Sendo assim, a capacidade que determina a funcionalidade de nossos membros e articulações. Dentro da musculação, não basta apenas pensar na carga muscular, pois, a execução com qualidade nos movimentos também conta.
Por isso que a ADM é tão importante, já que ela permite a realização de movimentos completos e eficazes.
Inibindo a sobrecarga que ocorre, justamente, quando há uma execução inadequada do exercício. No qual, o peso acaba sendo maior que a capacidade de resistência em certa fase do movimento.
Como melhorar minha ADM?
Antes, mencionamos que o conceito de amplitude do movimento não se volta apenas a capacidade em si, como também, a certos tipos de exercícios.
Estes possuem a mesma denominação e seu objetivo, é evitar uma redução de sua amplitude. Em geral, essa diminui devido a causas como:
- Sedentarismo;
- Repetição de movimentos;
- Má postura – incluindo ao dormir.
Conforme vamos nos tornando mais velhos, essa diminuição pode causar dores, desvios posturais, lesões e perda de movimentos.
Então, os exercícios de amplitude de movimento são aqueles que mantém suas articulações sempre em movimento. A fim de manter sua mobilidade, realizando a manutenção da flexibilidade muscular.
A recomendação é que estes, sejam feitos antes do seu treino de musculação, como uma espécie de aquecimento que traz benefícios como:
- Lubrificação das articulações;
- Ativamento da musculatura;
- Fortalecimento das juntas e membros;
- Maior liberdade nos movimentos;
- Redução do desconforto no dia-a-dia;
- Aperfeiçoamento da postura;
- Mais agilidade corporal.
Vale destacar que seus benefícios vão além daqueles vistos durante os treinos, pois, a melhora se aplica ainda em nosso cotidiano.
Afinal de contas, a qualidade dos movimentos simples e funcionais aumentam. Tais como os de caminhar, levantar ou esticar membros, agachar, pular, etc.
Sem contar no benefício que trazem para pessoas em reabilitação física, tornando mais rápida e eficiente a sua recuperação.
Conclusão
Neste conteúdo, vimos o que é a amplitude de movimento ou ADM, e qual a sua importância nos treinos de musculação.
Portanto, busque sempre praticar exercícios que realizam sua manutenção. Nós da equipe Super Treino, podemos lhe ajudar a alcançar este objetivo.
Quer saber como? Então, confira agora mesmo nossa consultoria fitness online e descubra como cuidar da sua saúde física com reflexos à longo prazo!
One comment