Durante os treinos, seja de musculação ou aeróbicos, uma dúvida costuma surgir para algumas pessoas e está relacionada ao ato de beber água.
O melhor é fazer isso antes, durante ou após o início das atividades? Sabemos como a água e hidratação são importantes ao se praticar qualquer tipo de exercício, mas o que é mais recomendado de fato dentro deste âmbito?
Então, se você possui dúvidas sobre o assunto ou simplesmente quer saber o mais recomendado, continue lendo!
Pode-se Beber Água Durante Os Treinos?
A resposta para essa pergunta é bastante simples pois sim, devemos sempre beber água durante os treinos já que isso evita a desidratação.
Uma vez que, todo tipo de esforço leva nosso corpo a perder água e quanto maior ele for, mais água perdemos certo? Além disso, juntamente da água, o corpo perde ainda quantidades significativas de sais minerais.
Tudo isso ocorre através da taxa de transpiração que eleva nos treinos, a perda média é de 1 a 2 litros por horas exercitadas. E se você acha que os prejuízos dessa perda se limitam aos já mencionados, saiba que isso causa ainda:
- Desregulação da temperatura corporal;
- Redução do desempenho nos treinos;
- Tontura, náuseas e boca seca;
- Cansaço e fadiga;
- Dores de cabeça;
- Falta de ar;
- Cãibras.
Além disso, a falta de hidratação sobrecarrega o coração que tende a se esforçar mais para bombear sangue, oxigênio e nutrientes.
Quanto de água devo tomar durante os treinos?
Para que não haja mais dúvidas sobre o quanto devemos consumir de água antes, durante e após os treinos, confira as dicas abaixo:
- Antes do treinos: o recomendado é que em média duas horas antes dele, se beber cerca de 500ml de água para fazer a manutenção dos níveis de hidratação;
- Durante os treinos: aqui a quantidade de água a se ingerir tem como função a de reposição da água perdida. Por isso, o ideal é beber entre 150 a 300ml a cada cerca de 15 a 20 minutos de exercícios de acordo com sua intensidade ou com então, considerando a perda por transpiração do indivíduo;
- Após os treinos: esse é o momento de repor e equilibrar a hidratação corporal focando na recuperação depois de ter se esforçado bastante. Mas, para alguns pode ser uma etapa mais difícil de calcular já que o indicado é repor 50% a mais do total de água perdida por transpiração nas próximas 6h. Como avaliar isso? É só verificar quantos Kg (ou g) você perdeu com o treino e calcular esse valor por 1,5.
Além da água, ao praticar atividades físicas você pode fazer uso ainda de isotônicos e/ou água de coco para manter sua hidratação e a reposição de sais minerais.
O excesso de água pode causar algum mal?
Sim! Como tudo na vida o excesso também faz mal tanto a saúde quanto, simplesmente, ao nosso desempenho físico.
Beber muita água durante os treinos, ou até mesmo pouco tempo antes, causa a chamada hiponatremia. Ou seja, é quando bebemos mais de 3,5L de água e com isso aumentamos o volume deste líquido no corpo que por sua vez, dilui o sódio presente no sangue.
Mas a níveis que compromete a necessidade desse componente para um bem-estar. Em alguns casos, isso pode gerar danos cerebrais ou até mesmo, ocasionar óbito.
Conclusão
Podemos perceber então, o quanto é importante beber água não apenas durantes os treinos, como também, antes e após. Já que essa ação previne casos de desidratação, perda excessiva de sais minerais e os prejuízos causados por eles.
No entanto, lembre-se de que tudo em excesso faz mal e faça um consumo de acordo com as recomendações mínimas fornecidas aqui. E para uma melhor indicação, consulte um profissional de saúde!
Gostou dessas informações? Aproveite então, para conhecer os serviços de consultoria fitness online da Equipe SuperTreino e garante maior bem-estar e resultados em seus treinos!
3 comments