Você sabia que o tipo de alimentação que fazemos no outono pode interferir em nossos treinos? Acontece que em cada período a climatização muda.
Bem como, alguns outros aspectos relacionados ao tempo e doenças comuns a eles. Por isso, a alimentação precisa mudar de acordo com a estação em que estamos.
Afinal de contas, um déficit em nossa saúde reduz nosso desempenho nos treinos e interfere em nossos ganhos. Continue lendo então, e confira quais adaptações realizar nesta época.
Como Adaptar a Alimentação no Outono?
1. Insumos da estação
Durante o outono, assim como em qualquer outra estação, é ideal estimular o consumo de vegetais e frutas próprias da época. Isso porque os insumos da época são aqueles que terão maiores concentrações de:
- Aminoácidos;
- Vitaminas;
- Minerais.
Na hora de comprar alimentos, foque ainda naqueles ricos em vitamina C. Pois, eles são importantes para manter o corpo protegido das variações climáticas desse período.
Além de reduzir os riscos de infecções e aumentar a absorção de ferro. Limão, laranja e maracujá são opções comuns dessa época, sendo encontradas ainda a bons preços.
2. Hidrate-se bastante
No outono assim como no inverno, as temperaturas costumam cair e por isso, dentro da alimentação a hidratação acaba sendo negligenciada. Já que muitos acreditam que o corpo gasta menos dela.
Apesar de isso ser parcialmente verdade, devemos continuar consumindo a quantidade mínima recomendada para cada pessoa. Com o frio, existe ainda o risco de pela temperatura, deixarmos a água de lado pro sentir menos sede e os efeitos da desidratação.
Uma dica para evitar isso é apostar nos chás e outras bebidas quentes. Além de alimentos diuréticos para manter o consumo de água em níveis recomendados.
3. Evite alimentos calóricos e gordurosos
Quando a temperatura cai, nosso organismo passa a consumir mais, algo bastante normal. Por isso, é importante evitar o consumo de alimentos “pesados” tais como:
- Sobremesas;
- Frituras;
- Massas;
- Etc.
O ideal não é limitar a quantidade que comemos durante essa estação. Mas sim, limitar as calorias por refeição substituindo a vontade comidas pesadas por aquelas leves e nutritivas.
Do contrário, com o aumento do apetite e consumo desregrado, ocorre o aumento do peso. Nesse mesmo sentido, é importante apostar em alimentos que aumentem a sensação de saciedade.
E se você é um chocólatra, aposte em consumir chocolate amargo com moderação. Assim como, substituir receitas com chocolate em pó, por aquelas com cacau.
4. Foque nas sopas
Práticas, saudáveis e altamente nutritivas, as sopas são aliadas da alimentação no outono. Sem contar ainda, na capacidade de hidratação e de deixar o corpo, que elas oferecem.
- Legumes: use e abuse dos legumes da estação no preparo de sopas, quanto mais variedade melhor. Você pode deixar em pedaços ou até mesmo, bater tudo após o cozimento para fazer caldos mais espessos ou até mesmo cremes;
- Carnes: aposte nos cortes magros, especialmente o frango, para manter uma boa ingestão de proteínas sem correr os riscos de ganhar muito peso. Além disso, lembre-se que as proteínas auxiliam a manter a sensação de saciedade, portanto, faça escolhas saudáveis;
- Grãos: utilize aqueles integrais na hora de fazer a sopa, pois, os carboidratos não devem ser deixados de lado. Uma vez que, fornecem energia ao nosso corpo.
Conclusão
Como pudemos ver, adaptar a alimentação no outono é uma forma de cuidar da nossa saúde. Dessa forma, preservando o organismo e seu desempenho nos treinos.
Gostou dessas dicas? Conte para nós nos comentários e compartilhe-as nas redes sociais.
Não se esqueça também de conhecer a nossa consultoria fitness online na qual, você terá todo o suporte da Equipe SuperTreino!