Por ser um treino de alta intensidade, o HITT exige uma alimentação específica para que seu corpo se mantenha saudável antes, durante e após a prática.
Antes de iniciar o treino é preciso abastecê-lo de modo que não faltem energias para sua realização. Da mesma forma, após ela, será preciso repor as energias e consumir alimentos que auxiliem no processo de recuperação.
Continue lendo este conteúdo e confira dicas sobre o que consumir e potencializar seus resultados.
Dicas de Alimentação Para quem Pratica HIIT
O treino HIIT exige uma grande demanda energética de seus praticantes mas, isso não significa que sua alimentação deva ser drasticamente modificada afim de atendê-la.
Alimentação antes do HIIT
No pré-workout do HIIT, os praticantes devem inserir na alimentação, boas fontes de carboidratos. Isso porque durante a prática ocorre uma alta queima calórica.
Portanto, os carboidratos se tornam essencial no preparo para sua realização, a fim de utilizar esse macronutriente como fonte energética. Na hora de escolher aposte nos carboidratos complexo, ou sejas, aqueles integrais.
Você pode ainda combiná-los ao consumo de:
- Frutas: como a banana que é rica em potássio e evite câimbras;
- Proteínas magras: como ovo, tofu, peixe e carne de frango;
- Termogênicos: como gengibre e canela.
Apesar de o consumo de carboidratos integrais serem indicados, evite aqueles com um teor bastante elevado de fibras (o mesmo vale para as frutas). Foque nos pães integrais, aveia, granola e torradinhas de arroz.
Consumo durante a prática
Durante o treino HIIT, assim como em qualquer outro o principal item da alimentação é a água. Apesar de muitos não considerarem assim por não ser um insumo comestível em si, a água é sim alimento.
Aqui ela cumpre o importantíssimo papel de hidratar seu corpo durante a realização de uma atividade que exigirá bastante dele. De modo que, você evitará um possível quadro de desidratação que pode causar:
- Dores de cabeça.
- Desmaios;
- Tonturas;
- Náuseas.
Caso sinta fome, aposte ainda em carboidratos complexos durante os períodos de pausa no treino. Algumas opções são os suplementos líquidos ricos em carboidratos e barrinhas de cereais.
Alimentação no pós-treino de HIIT
Ao fim da prática, provavelmente você estará não apenas cansado, como com fome também. Então, agora é hora de repor as energias e focar na recuperação muscular.
Mas, em alguns casos também é normal se sentir enjoado e sem fome logo após os treinos. Nesses casos, o consumo não precisa ser imediato e sim, nas horas posteriores – o importante é respeitar seu organismo!
No pós-treino HIIT a alimentação deve contar uma boa ingestão de carboidratos e proteínas (magras). O primeiro irá repor suas fontes energéticas, enquanto o segundo auxiliará na(o):
- Recuperação das fibras musculares;
- Processo de hipertrofia.
Conclusão
Viu só como é fácil ter uma alimentação favorável ao seu treino HIIT sem precisar se esforçar muito? Basta apenas entender as necessidades do seu corpo e acima de tudo, focar em uma alimentação saudável.
Essa deve ser sempre estimulada, independentemente do tipo de treino e sim, porque faz bem a saúde. Com o corpo saudável, os resultados vem mais rápido sempre!
Mas, para potencializá-los ainda mais, que tal contar com o suporte da Equipe SuperTreino? Confira agora mesmo então, nosso serviço de consultoria fitness online personalizado as suas necessidades.
Aproveite compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e com seus colegas de treino.