As proteínas são macronutrientes essenciais para aumentar a massa magra, mas, muitas pessoas ficam em dúvidas sobre comê-las antes ou depois dos treinos.
Qual é o momento mais indicado para que elas potencializem a hipertrofia? Além disso, qual a melhor forma de consumir esse nutriente tão importante?
Se você possui alguma dessas dúvidas, então, continue lendo este conteúdo. Pois, ele foi feito pensando justamente em trazer esclarecimentos a elas!
Devo Comer Proteínas Antes ou Depois dos Treinos?
O momento que consumimos qualquer nutriente, é importante para estimular nosso organismo da maneira correta. Seja com intuito de emagrecer, aumentar a massa magra, sua recuperação, etc.
Isso não seria diferente com as proteínas que causam tantas dúvidas sobre comê-las antes ou depois do treinos. A resposta para essa dúvida é bastante simples, devemos consumi-las em ambos os momentos.
Há bem da verdade, devemos consumir proteínas durante todo o nosso dia, numa média de 4 a 5 porções, normalmente respeitando os seguintes critérios:
- Cerca de no mínimo 20g por porção;
- A cada 3 ou 4 horas.
O que realmente vai importar aqui é o quanto você come e o tipo de proteína escolhida. Antes dos treinos, nunca devemos exagerar na quantidade que consumimos, a fim de evitar mal estar.
Depois dos treinos, as proteínas devem ser consumidas também como moderação assim como antes. Sempre respeitando sua fome e nunca forçando um consumo apenas para alcançar um determinado objetivo.
Como comer proteínas antes dos treinos?
Antes dos treinos, a indicação é consumir esse macronutriente juntamente com algum carboidrato. De modo a fornecer a disposição e energia que o corpo precisa durante a prática.
Você pode consumir, por exemplo, ovos, laticínios, tofu, barras ou suplementos proteicos. Acompanhado de carboidratos complexos (integrais) que vão sendo consumidos pelo organismo de forma mais lenta.
Para quem gosta de praticidade, as bebidas proteicas são excelentes pois, além de nutritivas, elas possuem rápida absorção e passam sensação de saciedade.
Contudo, o mesmo recomendado é busca auxílio médico e nutricional. A fim de verificar se você pode e qual o tipo mais indicado de suplemento para você.
Mas, se preferir fazer o consumo não-líquido, o recomendado é se alimentar no mínimo, uma hora antes dos treinos. Assim, evitando a má digestão e desconfortos durante a prática.
Como comer proteínas depois dos treinos?
Se antes dos treinos as proteínas são indicadas junto aos carboidratos para aumentar seu desempenho, após ele, essa combinação é indicado para um boa recuperação.
O carboidrato fará a reposição das suas reservas energéticas. Enquanto a proteína ajudará nessa função, assim como, na:
- Ocorrência do anabolismo muscular;
- Síntese de novas proteínas no corpo;
- Recuperação das fibras musculares;
- Fornecimento de aminoácidos.
Tudo isso auxilia nos seus ganhos musculares. O indicado aqui é consumir alguma fonte de proteína dentro das 24h seguidas a prática física, sempre com moderação.
Conclusão
Como pudemos ver neste conteúdo, as proteínas devem ser consumidas tanto antes quanto depois dos treinos. Isso porque ela cumpre diferentes funções nesses dois momentos.
Para fazer uma consumo mais saudável, busque o auxílio profissional para seguir uma dieta que atenda as suas necessidades.
Se você quer se garantir além da alimentação, conheça nosso serviço de consultoria fitness online da Equipe SuperTreino. Nele você fará os exercícios mais indicados ao seus objetivos, alinhamos a sua alimentação, potencializando seus ganhos!
2 comments