Existem uma gama de exercícios para reduzir câncer, afinal de contas, as atividades físicas são importante para manutenção da saúde. Mas, sabia que combinar musculação e aeróbicos diminui ainda sua mortalidade?
Ou seja, para pessoas que já sofrem desse mal, a execução de ambos aumentam as chances de sobrevivência. Do mesmo modo que, sua prática frequente ajuda a reduzir sua incidência.
Continue a ler este conteúdo e descubra tudo sobre este assunto!
Como reduzir a mortalidade do câncer com exercícios?
A taxa de mortalidade que o câncer demonstra é um das grandes preocupações desta doença. Por isso, existem inúmeras recomendações sobre o que fazer para a prevenir.
Praticar atividades físicas é uma das principais, assim como, a boa alimentação. Mas, pouco se fala sobre quais exercícios combinar em uma rotina, para reduzir os riscos de câncer.
Um estudo recente mostrou que combinar aeróbicos e treinos de força, levam a uma queda de 28% dessa taxa. O que pode incluir então, a musculação. Logo, o fortalecimento dos músculos e práticas tais como:
- Caminhada;
- Ciclismo;
- Natação;
- Corrida;
- Etc.
Desse modo, uma prática regular pode contribuir muito no combate a diferentes tipos da doença. Em contrapartida a redução de 14% que é obtida ao apenas malhar.
Quais são as recomendações da OMS?
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda, com base em diversos estudos, que adultos façam de 150 a 300 min. de aeróbicos por semana. Com intensidade moderada ou então, de 75 a 100 minutos em intensidade alta.
Ao passo que, isso esteja associado a prática de treinos de força. Sendo assim, com uma frequência mínima de 2x na semana.
Os dados refletam a recomendação para um adulto saudável. Já para crianças, adolescente e idosos, a quantidade varia bastante de acordo com suas características e condicionamento.
Se considerarmos ainda pacientes que já sofrem da doença, as recomendações modificam. Pois, cada caso é diferente e em alguns deles atividades físicas não são indicadas.
No entanto, um bom histórico da prática de exercícios físicos aumentam as chances de reduzir os riscos que a doença traz. Especialmente para pessoas com maior pré-disposição para seu desenvolvimento.
Posso praticar outros exercícios para combater o câncer?
Sim! Aeróbicos e a musculação reduzirem sua incidência. Mas isso não impede você de praticar diferentes atividades.
Pois, existem outros exercícios de força além da musculação, o crossfit é um exemplo. Além disso, exercícios que mexem com o equilíbrio e desenvolvem o corpo como um todo fazem bem também.
Dois exemplos disso são o yoga e o pilates. Uma vez que eles trabalham ainda respiração, o sistema cardíaco e muito mais.
Contudo, se quiser fazer mais de 2 atividades, procure ajuda profissional. Para que um personal lhe ajude a montar um rotina de treinos que não exija em excesso do seu corpo.
Conclusão
Vimos então, como exercícios aeróbicos e de força ajudam a reduzir a taxa de mortalidade que o câncer apresenta. De forma que é possível diminuir 28% dos seus casos.
A prática precisa ser regular e feita na quantidade ideal. Nem menos e nem mais, para que seu corpo se mantenha saudável!
Gostou de saber mais do assunto? Aproveite e compartilhe o conteúdo para ajudar na conscientização da importância desssas práticas.
2 comments