Como respirar na musculação Entenda sua importância para os treinos

Como respirar na musculação? Entenda sua importância para os treinos

Você sabe a importância de respirar na musculação? Apesar de ser um instinto nato nosso e o princípio básico para nossa sobrevivência, a respiração na musculação deve ser diferente.

Muitas pessoas não se tocam com isso, justamente por já ser um hábito natural. Dessa forma, procuram focar seus cuidados na carga certa de:

  • Peso,
  • Postura correta,
  • E boa execução do exercício.

Porém, a respiração tem um papel vital dentro da realização do exercício. Falaremos melhor sobre o assunto abaixo!

 

Por que saber respirar na musculação é importante?

Por que saber respirar na musculação é importanteDurante uma atividade física, a entrada de ar pode ajudar na melhor ação do movimento e contribui para uma execução bem-feita. Isso porque ao respirar, mais oxigênio é enviado ao músculo, o que deixa a atividade mais eficaz e muito menos cansativa.

Sendo assim, respirar de forma certa traz uma maior facilidade no movimento e evita que a pessoa se canse muito. Além disso, inspirar e expirar é uma ótima maneira de ditar ritmo ao exercício e manter o foco em como ele está sendo feito.

Qual o melhor jeito de respirar na musculação?

Agora que você sabe que respirar de forma certa ajuda a reduzir a tensão dos músculos e estabilizar a ansiedade, é importante que você saiba também como fará essa respiração.

Sendo assim, existem duas maneiras comuns de respirar: pelo tórax ou pelo diafragma. Para a fazer os exercícios, a maneira mais indicada para respiração é pelo diafragma.

O motivo é por ela ser simplificada e ajudar a controlar o estresse e as funções que exigem uma respiração mais controlada. Veja como respirar em cada tipo de exercício.

1. Treino de força

A musculação é um exercício que exige bastante força por parte de quem a pratica. O ideal então para exercícios que exijam força, é expirar no ato do esforço e inspirar quando no retorno.

Durante a expiração os músculos acabam se contraindo, o que gera mais sustentação para o corpo ao executar o movimento, proporcionando o efeito esperado do exercício.

2. Treino aeróbico

Os treinos aeróbicos são os que acabam exigindo bastante um tipo de respiração específica para que se possa manter o ritmo. É necessário então respeitar o que o corpo pede e respirar no ritmo e intensidade necessária.

Aqui, o mais indicado é respirar em todo momento, fazer a respiração pelo diafragma e sempre que for possível, usar a boca para ajudar na ventilação.

3. Exercício de relaxamento

Quem faz algum tipo de exercício de relaxamento junto ao de musculação em dias alternados, deve também seguir um padrão de respiração.

Nesse caso, ela deve ser profunda para que possa esvaziar todo o diafragma antes de iniciar a inspiração. Assim como na musculação, é o mais indicado é expirar durante os movimentos.

 

Conclusão

Alunos que estão começando agora na musculação acabam preferindo focar no movimento do que no modo de como respirar. Porém, a medida que o treino vai avançando é vital que o aluno saiba como respirar para poder evoluir.

Se você tem dúvidas sobre o tema, se informe com um profissional para que ele possa te instruir da melhor maneira possível. A consultoria fitness online da equipe SuperTreino pode lhe ajudar com isso, venha conferir!

App Super Treino

Compartilhe isso:

One comment

Leave a Reply