O que é déficit calórico e qual sua importância para emagrecer

O que é déficit calórico e qual sua importância para emagrecer?

As dietas têm um ponto em comum, seja low carb, detox ou até o jejum intermitente, todas elas usam o déficit calórico para emagrecer. Pois, esse é um fator crucial para aqueles que desejam perder peso.

Para entender melhor o que é e como funciona, basta continuar lendo este conteúdo. Nele iremos explicar como usar o conceito ao seu favor!

 

O que é déficit calórico e como funciona para emagrecer?

O que é déficit calórico e como funciona para emagrecer

Sabe aquela velha frase que você já deve estar cansado de ouvir, que para perder peso é preciso consumir menos calorias do que se gasta? Saiba que essa é uma verdade universal.

Em linhas gerais, o déficit calórico trata-se do valor negativo em relação ao que a pessoa ingere e gasta. Ou seja, quando a pessoa gasta mais calorias do que ela consome, ela fica no déficit calórico.

Desse modo, para que o metabolismo continue a funcionar, o corpo passa a usar seus próprios estoques de energia. Por essa razão, o déficit calórico tende a ser um objetivo para aqueles que desejam emagrecer.

No entanto, há muitos erros que as pessoas cometem durante o processo, como ficar longos períodos sem se alimentar. Para depois comer um alimento muito calórico ou então, cortam 100% as calorias.

Vale lembrar que as calorias também têm um papel crucial para a nossa saúde. As células do organismo usam as calorias contidas em nutrientes como carboidratos, proteínas e gorduras para gerar energia.

Sem isso, nosso corpo ficará sem o combustível para realizar até as funções mais básicas. Agora, veja logo a seguir algumas dicas para você alcançar um déficit calórico para emagrecer com saúde.

Monitore quantas calorias você consome

É possível ficar de olho na quantidade de calorias que você ingere ao idênticas quantas cada alimento contém. Assim, por meio dos rótulos ou das tabelas alimentares oficiais, como a da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura.

Mas, é preciso ter em mente que as calorias não são as inimigas. Muito ao contrário, elas nos fornecem energia para termos disposição para praticar exercícios físicos e outras funções do dia a dia.

O segredo é que suas refeições precisam conter menos calorias, porém, ainda devem ser ricas em nutrientes. Pois, uma dieta alimentar muito restritiva é quase impossível de ser mantida a longo prazo sem causar alguns danos para a saúde.

Aumente os treinos e exercícios físicos

É bem provável que você já tenha uma rotina de treinos com objetivos bem delineados. No entanto, se você deseja queimar um pouco mais de gordura, talvez seja uma boa ideia aumentar o nível de seus treinos.

Os exercícios aeróbicos, por exemplo, são grandes aliados quando o assunto é queimar calorias. Mas, você sabia que a musculação emagrece também? Ao aliar ambos tipos de treinos, você poderá ter um gasto mais de calorias.

E não esqueça de beber bastante água, regular o seu sono e contar com a ajuda de um especialista.

 

Conclusão

Como você pôde ver neste conteúdo, o déficit calórico, de modo geral, ocorre quando uma pessoa consome menos calorias do que gasta. Contudo, esse  é um processo não tão simples quanto parece e que não deve ser feito por conta própria.

Em outras palavras, conte sempre com o apoio de profissionais capacitados, como a consultoria fitness online da equipe SuperTreino. E caso tenha gostado, não esqueça de compartilhar com os amigos e deixar o seu comentário!

App Super Treino

Compartilhe isso:

Leave a Reply