Peso ou repetição: o que é melhor para avançar na musculação?

Mais peso ou mais repetição? Esse é uma dúvida comum que surge com frequência entre quem faz academia. Afinal, é melhor realizar um exercício com a maior carga possível ou tentar superar as limitações físicas fazendo mais repetições?

Caso você tenha essa mesma dúvida, continue lendo este conteúdo para descobrir a resposta!

 

É preciso aumentar o peso ou a repetição?

Isso irá depender do objetivo que você deseja alcançar. O número de repetições por série e a quantidade de peso utilizada são duas variáveis de treinamento.

Dependendo do seu objetivo, você deve realizar mais repetições com menos peso, ou aumentar o peso usando menos repetições.

Em linhas gerais, os exercícios com mais repetições são úteis para melhorar a resistência muscular. Enquanto aqueles com mais peso e menos repetições são úteis para aumentar o tamanho e a força muscular.

Outra dúvida comum é em relação ao tempo de descanso entre cada série, a necessidade de descanso deve ser maior quanto mais difícil for o treino. Ou seja, ao usar muito peso, você deve tirar de dois a cinco minutos entre as séries para descansar.

Se você usar quantidades mais leves de peso, faça uma pausa de 30 a 1 minuto. Dê-lhes um mínimo de 48 horas de descanso entre as sessões, pois os músculos precisam de tempo para se recuperar e se desenvolver.

Exercícios com mais repetições são úteis para melhorar a resistência muscular, já os com mais peso e menos repetições são úteis para aumentar o tamanho e a força muscular.orar a resistência muscular. Enquanto aqueles com mais peso e menos repetições são úteis para aumentar o tamanho e a força muscular

Para quem quer perder peso e aumentar sua resistência

Apesar dos exercícios aeróbicos serem mais conhecidos quando se trata de perder peso, a musculação ainda é muito útil para reduzir a gordura e definir os músculos. Pois, essas atividades queimam mais calorias.

Sendo assim, o ideal é investir em pesos mais leves e mais repetições se o seu objetivo for perder peso ou ganhar mais resistência. Um exemplo de treinamento é realizar de três a quatro séries com 15 a 25 repetições cada, dependendo do seu nível de progresso, usando pesos médios.

É preciso fazer este treinamento muscular, ao menos, três vezes por semana, sendo os outros três dias da semana dedicados à realização de exercícios aeróbicos.

Para quem quer ganhar força e massa muscular

Se o seu objetivo é construir músculos e ganhar massa magra, assim como aumentar a sua força, a recomendação mais atual é fazer seus movimentos até atingir a falha muscular. Ou seja, o ponto em que seu corpo não consegue mais executar o exercício – e isso pode ser feito com mais peso ou mais repetições.

Na maioria das vezes, é preferível o uso de mais peso e menos repetições; por exemplo, três séries de seis a doze repetições com a carga mais pesada que você conseguir levantar antes que a falha ocorra.

O intervalo entre cada série deve ser entre 60 e 120 segundos. Porém, algumas evidências sugerem que estratégias da hipertrofia baseadas em estímulos metabólicos, que causam estresse no organismo, com mais repetições e menos peso, também são eficazes quando levam à falha muscular.

Sendo assim, o peso deve ser cerca da metade da sua capacidade máxima de carga para poder executar duas a três séries com 20 a 25 repetições. E o intervalo entre cada série deve ser entre 30 e 60 segundos.

 

Conclusão

Por fim, entre mais peso ou mais repetição, a resposta irá depender do seu o objetivo com o treino, como dito neste conteúdo.

E não se esqueça que, aliar os exercícios a uma alimentação balanceada é fundamental para quem quer perder peso ou ganhar músculos. Conte com o auxílio de profissionais especializados, como a consultoria fitness online da equipe SuperTreino.

App Super Treino

Compartilhe isso:

2 comments

Leave a Reply