Muitas pessoas possuem dúvida sobre a musculação para hérnia de disco questionando se isso é ou não uma atitude boa para quem tem este problema.
É de conhecimento popular que os exercícios são fundamentais para manter o corpo em boa forma. Mas também sabe-se que alguns exercícios não são indicados para pessoas que apresentam algumas condições específicas.
A hérnia de disco é uma lesão que acontece na coluna vertebral e por isso, causa muita dor nas costas, braços e pescoço, podendo até irradiar para mais locais.
Mas será que a musculação pode ajudar quem tem esse tipo de problema? É o que veremos a seguir!
Quem tem hérnia de disco pode fazer musculação?
Muitas pessoas possuem essa dúvida justamente por conta da hérnia ser uma lesão que causa muita dor para quem a tem. Sendo assim, a musculação como trabalha muito com pesos, pode ser uma atividade que reforce essa dor.
Porém, o que muitas pessoas não sabem é que a musculação é recomendada por conta da capacidade que os exercícios tem de fortificar os músculos. O que mais traz benefícios nesse caso, são os exercícios isométricos.
Isso porque eles desenvolvem uma tensão no músculo sem que seu comprimento externo seja alterado. Um exemplo disso é quando carregamos sacolas de compras e os músculos se mantém parados sob uma mesma tensão.
Quando se trata a hérnia por meio de musculação, a movimentação entre quadril, tronco e coluna devem ser mais leves para que o caso da patologia não se agrave.
Em caso de haver alguma crise o ideal é que o treino seja suspenso e que o indivíduo procure um médico. O ideal é que os exercícios nunca sejam feitos em casa e passem sempre pela supervisão de um profissional.
Como tratar a hérnia de disco?
O tratamento ideal é feito com a ajuda de um profissional adequado e em alguns casos a prescrição de analgésico é indicada para que aconteça o alívio de dor.
A fisioterapia também é uma ótima aliada e ajuda a reduzir a dor provocada pela hérnia. A musculação ajuda na fortificação de músculos, o que acaba fazendo com que a dor seja aliviada também.
O mais importante é que você tenha uma supervisão em sua atividade física para que você possa sempre pegar a intensidade e o volume correto de seus exercícios.
Quem para de se exercitar por conta da hérnia de disco, saiba que a situação pode ficar pior, pois pode acontecer do indivíduo ter perda muscular e enfraquecimento de musculatura, o que acaba causando piora nas dores do nervo ciático.
Conclusão
Por fim, agora que você já sabe mais sobre o assunto, tem conhecimento de que a musculação pode ser ótima para você. Por isso, convidamos você a conhecer a consultoria fitness online da equipe SuperTreino para que você tenha acompanhamento profissional adequado durante seus exercícios.
Gostou deste conteúdo? Deixe sua opinião abaixo e não se esqueça de compartilhá-lo com mais pessoas que também possam ter essa dúvida a respeito da hérnia de disco.