Você já conhece o treinamento com oclusão vascular? Quando o assunto é musculação, os interessados neste assunto acabam procurando e tendo interesse em tudo o que vá os ajudar a ter um maior ganho de massa.
A força muscular é fundamental para a qualidade de vida de todo ser humano. No entanto, ela pode ser melhorada através de treinamentos adequados.
Um dos métodos criados para poder potencializar isso é o treinamentos de oclusão vascular criado por Yoshiaki Sato. Está curioso para saber mais sobre isso? Então continue lendo este conteúdo.
O que é o treinamento com oclusão vascular?
O termo oclusão vascular está relacionado ao ato de fechar ou impedir que o fluxo natural aconteça por meio de um bloqueio proposital. Na medicina, isso pode ser definido como um fechamento momentâneo de uma abertura natural do organismo.
Dessa forma, essa técnica atua no bloqueio de fluxo sanguíneo em uma região específica. Quase sempre ele é feito nas partes próximas de membros superiores ou inferiores.
Quem treina hipertrofia acaba se utilizando muito desta técnica nos treinos para que haja um enrijecimento e crescimento dos músculos. Essa técnica também funciona muito bem quando se tem uma carga pequena e exercícios de baixo impacto.
Isso porque como se tem uma carga menor nos tendões e articulações, é possível focar mais no desenvolvimento do músculo por meio da oclusão.
Como essa técnica funciona?
O método consiste em fazer exercícios de hipertrofia com câmaras pneumáticas de pressão controladas que são colocadas junto às axilas e na parte de baixo dos glúteos.
Essas câmaras acabam desempenhando um papel de “garrote” no qual acaba limitando o fluxo de sangue de forma parcial nos braços e nas pernas enquanto o exercício é feito. Assim, a oxigenação é reduzida e isso cria um estresse metabólico por causa das substâncias que são geradas por meio do exercício.
Por meio desse processo, as fibras musculares são ativadas e os músculos acabam crescendo aumentando por consequência a força do indivíduo.
Muitos se questionam se o mesmo não acontece com o treino convencional de hipertrofia. E sim, acontece. Porém, a diferença é que com a técnica o músculo antecipa a fadiga necessária para que se desenvolvam.
Assim, você precisa fazer repetições menores e conseguir um resultado mais eficaz.
É perigoso realizar esse tipo de técnica?
Existe muita discussão sobre a eficácia desse tipo de técnica ainda que muitos estudos tenham sido publicados a respeito dela. Outro ponto muito questionado é se há algum risco em fazê-la, já que ela limita a circulação.
Bom, pode haver efeitos colaterais como formigamento e hematomas na pele e até o desenvolvimento de trombose e embolia pulmonar. No entanto, as chances disso acontecer são muito baixas, cerca de 0,055%.
Aliás, a técnica não pode ser feita de qualquer forma. É necessário um equipamento específico para que a pressão possa ser regulada a todo momento.
A técnica não é indicada para pessoas que possuam doenças vasculares ou condições não controladas, como no caso de diabetes, hipertensão, ou histórico de AVC.
Conclusão
Por fim, essa técnica pode fazer a diferença na questão de ganho de força e músculo. Então, se você pretende fazê-la, é interessante e fundamental que você procure por um local específico que faça esse tipo de técnica de forma regular.
E se você está buscando um melhor direcionamento nos seus treinos, não deixe de fazer sua consultoria fitness online da equipe SuperTreino. Gostou deste conteúdo? Compartilhe-o com que você acha interessante que saiba sobre ele.