Propriocepção também conhecido como cinestesia, é o termo utilizado para nomear a capacidade em reconhecer a localização espacial do corpo, sua posição e orientação, a força exercida pelos músculos e a posição de cada parte do corpo em relação às demais, sem utilizar a visão.
Basta subirmos em uma plataforma instável para percebermos a dificuldade de manter o equilíbrio.
Este tipo de trabalho estimula os receptores das nossas articulações, ligamentos e músculos, fazendo que tenham uma melhor “leitura” dos estímulos e consequentemente não excedam sua capacidade de carga e movimento.
Benefícios do trabalho proprioceptivo:
– Prevenção de lesões
– Proteção das articulações
– Melhora do equilíbrio
– Melhora da consciência corporal
– Prevenção de possíveis quedas (principalmente em idosos)
Melhorar a propriocepção trará uma melhor consciência corporal, melhor controle motor dos movimentos e maior estabilidade, ou seja, melhorará o treino como um todo.
Em idosos isso também ajudará nas atividades do dia a dia e evitará possíveis quedas que são bem comuns nesta fase da vida.
Tipos de exercícios proprioceptivos:
– Exercícios em pranchas de equilíbrio, bosu ou cama elástica.
– Trabalho de equilíbrio unipodal com ou sem auxílio da visão.
– Exercícios de deslocamento com mudanças de direção.
Conclusão:
O treinamento proprioceptivo é fundamental para a melhora da consciência corporal e da qualidade do treinamento de forma geral.
Nós do supertreino.com trabalhamos com consultoria fitness online. Experimente melhores resultados com treinos personalizados.