Exercícios para Fortalecer e Combater a Fascite Plantar

Fascite Plantar: Prevenção e Exercícios para Combatê-la

Provavelmente já ouviu falar de diversas lesões associadas ao treino. No entanto, uma lesão em particular que é frequentemente negligenciada é a fascite plantar. Neste artigo, vamos abordar tudo o que você precisa saber sobre essa condição e como exercícios específicos podem ajudar a preveni-la e combatê-la.

 

O que é a Fascite Plantar?

A fascite plantar é uma inflamação do tecido espesso na parte inferior do pé, conhecido como fáscia plantar. Ela conecta o calcâneo (osso do calcanhar) aos dedos e cria o arco do pé. A inflamação pode causar dor aguda e pode ser causada por uma série de razões, desde o uso excessivo até calçados inadequados.

 

Prevenindo a Fascite Plantar:

  1. Escolha de calçados adequados: Certifique-se de que seus sapatos têm um bom suporte e são apropriados para sua atividade. Para musculação, escolha tênis com suporte adequado ao arco e amortecimento.
  2. Mantenha um peso saudável: Isso reduz a pressão desnecessária sobre a fáscia plantar.
  3. Evite movimentos repetitivos: Se você está correndo ou pulando, alterne suas atividades para não sobrecarregar a fáscia plantar.
  4. Alongue-se regularmente: Mantenha os músculos da panturrilha e do tendão de Aquiles flexíveis para aliviar a tensão na fáscia plantar.

 

Exercícios para Fortalecer e Combater a Fascite Plantar:

  1. Superfícies Variadas: Caminhe ou corra em superfícies como grama, areia e terra. Esses terrenos irregulares ajudam a fortalecer os músculos dos pés.
  2. Treino dos Dedos: Manter o pé no chão com todos os dedos, menos o dedão, contraídos. Suba o dedão e relaxe os demais. Depois, faça o contrário: mantenha o dedão abaixado enquanto levanta os outros. Ao fazer o segundo movimento.
  3. Puxar a Toalha: Estenda uma toalha no chão e a puxe com os dedos dos pés sem tirar o pé do chão, como se eles fossem garras.
  4. Pegando Objetos: Tente pegar objetos de diferentes pesos e formatos com os pés e tirá-los do chão. Exemplo: bolinha, toalha de rosto e caneta.
  5. Massagem com Bola de Tênis: Coloque uma bolinha de tênis sob o pé e movimentar o pé para a frente e para trás, fazendo uma massagem em toda a superfície plantar.
  6. Equilíbrio em Um Pé Só: Fique alguns segundos em pé apoiado em um pé só. Trabalha não apenas os músculos dos pés, mas também as articulações adjacentes.
  7. Elevação do Calcanhar: Coloque o peso do corpo sobre as pontas dos pés, tirando os calcanhares do chão e volte à posição inicial.

 

Conclusão:

A fascite plantar é uma condição dolorosa que pode ser prevenida e tratada através de medidas simples e exercícios específicos. Ao dedicar um tempo para fortalecer e alongar os músculos dos pés, você pode garantir uma base sólida para seu treino e um caminho livre de dores.

 

Se você procura um personal trainer online para montar seu treino e te ajudar. Nós do supertreino.com trabalhamos com consultoria fitness online e podemos te ajudar.

App Super Treino

 

 

Compartilhe isso:

Leave a Reply