Compulsão Alimentar - O que é Quais são as Causas Como Resolver

Compulsão Alimentar – O que é? Quais são as Causas? Como Resolver?

Podemos pensar que comer em grande quantidade afete apenas o nosso corpo físico. Poucas vezes nos perguntamos se o que estamos sentindo é realmente fome. Distúrbios emocionais podem nos levar a uma compulsão alimentar que se torna uma válvula de escape.

A compulsão alimentar é um transtorno que nos leva a comer de forma descontrolada, grandes quantidades de comida, independente da fome e do tempo de intervalo entre uma refeição e outra.

Esse artigo irá esclarecer o que é a compulsão, como identifica-la, e como trata-la. Lembrando que uma vida saudável passa por um corpo e uma mente saudável.

A prática regular de exercícios pode te auxiliar nesse processo, procure um profissional capacitado e comece já a mudar o seu futuro.

O que é Compulsão Alimentar

O que é Compulsão Alimentar

A compulsão alimentar e classificada com uma doença mental, aonde a pessoa sente a necessidade de comer mesmo sem fome. Aliás, mesmo quando saciada a pessoa não para de se alimentar.

A pessoa perde o controle durante episódios de compulsão, ingerindo mais e mais alimentos. Essa doença se tornou um dos transtornos alimentares mais comuns nos dias de hoje. As pessoas que sofrem dessa doença são frequentemente julgadas pela falta de disciplina ou pela gula.

Quem sofre com esse tipo de julgamento e possui a doença, acaba sentindo muita vergonha e passa a comer escondido. Esse descontrole emocional traz consequências negativas para a pessoa, não apenas o aumento de peso.

Ademais, a compulsão alimentar demanda tratamento multidisciplinar, de um médico, nutricionista, psicólogo e um educador físico.

Sintomas e Causas da doença

Sintomas e Causas da doença

A compulsão alimentar apresenta alguns sintomas além do excesso de comida. Alguns dos sintomas são: comer rápido demais, comer mesmo sem fome, mesmo saciado continuar comendo até passar mal, comer escondido, se sentir triste por comer demais.

Ainda não há um estudo que indique a principal causa da doença, mas há alguns fatores que favorecem o seu aparecimento. Como por exemplo, dietas muito rígidas e restritivas.

Especialistas afirmam que dietas desse tipo deixam as pessoas deprimidas e sua durabilidade e curta.

Outra causa pode ser a fuga emocional. A comida vem como válvula de escape, e se torna um gatilho. Ademais, o estresse também contribui para o surgimento do problema. Problemas com a imagem corporal e problemas de natureza emocional, como a depressão, também contribuem para o surgimento da doença.

Tratamento

Tratamento

Primeiramente, ao notar alguns dos sintomas da doença, e antes de dar inicio a qualquer tipo de tratamento é importante à consulta com um especialista. Neste caso um psiquiatra com experiência na área.

Como já dissemos a equipe deve ser multidisciplinar, porque abrange não só o físico da pessoa, como também o emocional. Aliás, o tratamento começa primeiramente com uma melhora na autoestima do paciente.

Essa melhora na autoestima pode ser feita com o uso de medicamentos, dependendo do grau de compulsão que o paciente apresente. O remédio servirá para controlar a saciedade. Ademais, o próximo passo é tratar as causas desse transtorno.

Contudo é importante ressaltar que ainda não há cura para doença, mas pesquisas apontam que 50% dos pacientes têm melhora significativa após seis anos.

Conclusão

Conclusão

Essa doença esta mais presente no dia a dia do que podemos imaginar. Aliás, o excesso de tecnologia a qual estamos inseridos, e a falta de exercícios físicos, tornam a insatisfação corporal um dos tópicos mais comuns.

Contudo, apesar de ser um transtorno comum ele acarreta muitos danos a quem sofre. Tantos danos ao corpo e saúde, quanto ao emocional e psicológico. A doença não tem cura, mas quando tratada há grandes chances de recuperação.

Este artigo foi útil para você? Deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos nas redes sociais

Compartilhe isso:

Leave a Reply