A alimentação que se deve comer como pré-treino ideal, deve levar em consideração, inicialmente, várias coisas, como tipo de treino, tempo, intensidade, etc. Cada tipo de treino exige uma alimentação e/ou suplementação diferenciada.
É o nutricionista o profissional responsável por indicar os melhores alimentos que irão se adequar a sua rotina e objetivo, mas também o que melhor se adapta ao seu corpo e biótipo. Em geral, os melhores alimentos para comer como pré-treino são:
Para maximizar ganhos de massa muscular
- Batata doce
É uma fonte de carboidrato complexo, e excelente fonte de energia. Sem contar que a batata doce possui baixa quantidade de gordura e tem muitos minerais importantes. Portanto praticar atividades físicas depois de comer a batata doce que é rica em cálcio, fósforo, potássio e ferro, auxilia na energia, e é indicado agregar alguma proteína na refeição, que pode ser o frango, por exemplo.
- Sanduíches ou lanches leves
A refeição para comer como pré-treino não deve ser pesada, isso além de fazer mal, também pode causar uma série de desconfortos gastrointestinais que prejudicam a atividade física. Portanto o mais indicado é fazer uma refeição leve e que seja de digestão fácil. Sanduíches naturais são uma boa opção, pois além de serem práticos, podem ser levados para qualquer lugar e não precisam ser associados com outros alimentos.
Exemplos:
- Tapioca + ricota com frango desfiado
- Ou Pão integra, + peito de peru e fatia de queijo branco
Mas isso pode variar e as substituições podem ser feitas de acordo com sua preferência, o ideal é não comer como pré-treino, nada que seja pesado.
- Suplementos de proteína
O mercado de suplementos hoje é muito amplo e oferece muita diversidade como fonte de proteína em pó, o mais comum é o Whey Protein, do soro do leite, mas você também encontra proteína de carne, do arroz, etc. Comer como pré-treino esses shakes que são absorvidos de forma mais rápida pode ser uma boa opção. Principalmente para quem não tem muito tempo antes de ir para a academia.
- Suplementos de carboidratos
Assim como os de proteína, os suplementos de carboidratos não deixam de ser uma opção prática e rápida. E existem as fontes de carboidrato que são de absorção mais rápida, e outras mais lentas, blends carboidratos, etc. Sendo assim, antes de optar por esse tipo de suplemento para comer como pré-treino, você precisa saber qual seu objetivo e como será o seu treino. Os carboidratos de índice glicêmico baixo, muito falados hoje em dia, evitam os picos de insulina, o que é bom no pré-treino.
- Banana
Para quem pratica esportes essa é uma das frutas preferidas. É rica em carboidratos, fornece energia para o treino, e também é rica em potássio, que é muito importante para quem pratica atividades físicas. A banana também possui fibras, que é uma ótima opção para comer como pré-treino, mas é recomendado comê-la algum tempo antes de ir treinar.
- Ovos
Os ovos são fonte de proteína e podem ser preparados de diversas formas, omelete, cozido, mexido, e por aí vai. A mistura do ovo com a tapioca também se tornou muito popular ultimamente, a crepioca, e é muito consumida como pré-treino, por ter o ovo (proteína) e a tapioca (carboidrato). E apesar de a tapioca ser um carboidrato de alto índice glicêmico, quando associada a uma proteína, seu índice abaixa, e por isso comer como pré-treino é uma excelente opção.
- Grãos integrais
Os grãos integrais e seus subprodutos como massas, arroz e pães integral, possuem o índice glicêmico baixo também. Portanto comer como pré-treino ajudam a evitar o pico de insulina no sangue, que pode causar tonturas e náuseas durante o treino.