Treinamento de Força - Como Isso Pode Afetar a Menstruação

Treinamento de Força – Como Isso Pode Afetar a Menstruação

A busca constante pelo corpo perfeito é uma batalha travada todos os dias por diversas mulheres. Sendo assim, no treinamento de força feminina, deve-se observar as peculiaridades do corpo feminino de seu organismo, como é o caso da menstruação.

O aumento das mulheres em academias nos últimos anos foi algo substancial. As mulheres tomaram a frente nos treinos de força e aumento de massa muscular.

Porém fazer exercícios em excesso, buscando adquirir resultados rápidos, não é a melhor estratégia para se atingir o corpo perfeito.

Podendo trazer consequências, como o ciclo menstrual irregular, ou até mesmo a interrupção da menstruarão.

Porque Afeta a Menstruação

O ciclo menstrual dura em média 28 dias, sendo dividido em quatro períodos sendo eles: pré-menstrual, menstrual, pós-menstrual e intermenstrual.

Durante cada período a mulher apresenta diferentes índices dos hormônios estrogênio e progesterona, o que pode afetar no rendimento da mulher durante o treinamento de força.

No período pré-menstrual há a redução de força e resistência, esse período dura em torno de cinco a oito dias, sendo recomendada a diminuição dos exercícios.

Durante a menstruação que dura em média quatro dias, as mulheres podem treinar moderadamente.

No período pós-menstrual e intermenstrual temos o aumento do estrogênio, que proporciona uma extensão da força e da disposição para o treino.

Controle das atividades

Controle das Atividades

Como vimos anteriormente cada período do ciclo menstrual da mulher carrega suas particularidades. E os exercícios físicos devem respeitar esses ciclos.

O exagero das atividades físicas faz com que o corpo libre uma dose alta de energia, que seria destinada a outra área do corpo, desequilibrando assim as doses de hormônios.

Durante os quatro períodos menstruais a mulher deve estar atenta aos sinais que seu corpo apresenta.

Segundo pesquisa realizada pela Women in Sport, a menstruação afeta a resistência e o desenvolvimento aeróbico. Sendo que mais da metade das mulheres que participaram da pesquisa, atestaram um aumento significativo no seu desempenho pós-menstruação.

Mostrando assim a necessidade de um treino individualizado, que respeite as peculiaridades de cada mulher e de cada período do ciclo.

Dicas para Treinamento de Força

Dicas Para Treinamento de Força

Os treinos de força são muito importantes para se alcançar o corpo perfeito. Então uma das primeiras dicas é não parar de treinar, apenas diminuir a intensidade nos dias em que não estiver se sentindo muito disposta.

Outra opção para quem quer seguir sempre treinando, é o uso de contraceptivos.

Pois, eles liberam doses de progesterona no organismo, levando a redução da menstruação.

Para aquelas que querem apenas diminuir o desconforto nos dias de treino, elas podem trocar o absorvente convencional.

Uma vez que ele gera desconforto e atrito, por coletores ou absorvente interno.

A última dica fica com a alimentação, alimente-se bem, como frutas cítricas, ricas em vitamina C, peixes e vegetais ricos em vitamina E, pois eles auxiliam na diminuição dos efeitos da menstruação no corpo.

Conclusão

Conclusão - Treinamento de Força

Durante a menstruação, a mulher tem sua capacidade física reduzida. Sendo assim, a não observância disso pode levar a quadros sérios no funcionamento do corpo.

Cada período menstrual apresentam suas características e peculiaridades, sendo necessário um treino especifico para cada mulher, respeitando seu ciclo.

Consulte sempre um bom profissional para saber se está fazendo tudo corretamente.

Uma boa alimentação e a diminuição da intensidade de treinos durante os ciclos podem auxiliar na rotina das mulheres, evitando maiores complicações.

Você gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais e deixe seu comentário

Compartilhe isso:

Leave a Reply