musculação infantil

Musculação Infantil – Como Combater a Obesidade na Infância

Ao falarmos em musculação infantil, uma das primeiras perguntas que surge é sempre: Crianças e adolescentes podem fazer musculação? Com quantos anos uma criança pode entrar na academia?

Em 2017 pesquisas apontaram que cerca de 128 milhões de crianças e adolescentes são obesas no mundo.

As pesquisas foram realizadas pela Organização Mundial de Saúde em parceria com instituições acadêmicas do Reino Unido, e as projeções não são nada boas.

A falta de exercícios físicos, aliadas a má nutrição entre as crianças e jovens está criando um quadro de crise mundial sobre a saúde e o sobrepeso das futuras gerações.

Nesse mundo de sedentarismo e fast-food a musculação para crianças e jovens vem alterando esse quadro, e se mostrando segura e com diversos benefícios.

Crianças e Adolescentes Podem Fazer Musculação

Crianças e Adolescentes Pode Fazer Musculação

Não só podem como está sendo mais recomendado fazer musculação (treinamento de força) do que exercícios aeróbicos.

A musculação para crianças e adolescentes obesos traz benefícios não apenas físicos como também psicológicos por conta de suas peculiaridades e seu efeito positivo.

O treinamento de força é um exercício que possibilita que crianças e adolescentes obesos tenham um desempenho superior a seus colegas mais magros, o que acaba os incentivando a continuar na atividade, aumentando sua autoestima.

Isso acontece porque, apesar de terem uma grande quantidade de massa gorda, eles também possuem uma boa quantidade de massa magra e, por isso, têm o potencial de ter maior força absoluta.

A Partir de Quantos Anos a Criança Pode Começar

A Partir de Quantos Anos Pode Começar

 

A recomendação é de que esse processo seja acompanhado por um especialista, visto que cada criança apresenta um quadro particular de limitações e dificuldades.

Porém o corpo de uma criança de nove anos já pode ser liberado para fazer esse tipo de exercício. Visto que nessa idade a musculatura já se mostra mais madura, propicia a atividades físicas dessa natureza.

Mas nada impede que uma criança de faixa etária menor que nove anos faça exercícios físicos, só deve ser levado em conta o tipo de exercício e a forca necessária para desenvolver a atividade.

Alguns institutos que estudam a fisiologia infantil apenas ressalvam que crianças menores, façam exercícios utilizando o peso do próprio corpo, como flexões, agachamentos ou abdominais.

Quais os Principais Benefícios da Musculação Infantil

Benefícios da Musculação Infantil

Além dos benefícios psicológicos, já citados, podemos notar mudanças físicas nas crianças e adolescentes que praticam musculação, como por exemplo:

  • Aumento da força muscular;
  • Aumento da resistência muscular;
  • Melhora do condicionamento cardiovascular;
  • Melhora da densidade óssea;
  • Melhora do perfil lipídico;
  • Diminuição da pressão arterial;
  • Redução da gordura corporal.

Também acontecem melhoras na postura, no desenvolvimento motor sem contar com a melhora da flexibilidade, agilidade, equilíbrio e velocidade.

Concluindo

 

 

A quantidade de crianças acima do peso só tende a aumentar, e o sedentarismo também. Desse modo, temos criado um cenário bem ruim para os próximos anos.

A musculação infantil vem em contra ponto a essa projeções. Buscando dar maior qualidade de vida para crianças e adolescentes obesos.

Os benefícios são positivos tanto psicologicamente como fisicamente na vida do praticante. As únicas ressalvas são para que seja praticado de maneira consciente e com o auxilio de um especialista.

Você gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais e deixe seu comentário

 

 

Compartilhe isso:

One comment

Leave a Reply