O risco de treinar sem personal

Treinar por conta própria não é proibido, mas será que você possui os conhecimentos necessário para treinar sem personal? Você em algum momento já deve ter sido corrigido com relação a sua postura, ou sobre como está executando determinado movimento. Isso acontece porque o profissional da área de Educação Física observa de forma mais criteriosa os exercícios praticados pelos aluno.

Nos dias de hoje, com a correria, algumas pessoas optam por treinar em casa, ou ser o seu próprio personal. É comum. Inclusive existem também aquelas pessoas que acham que o acompanhamento de um profissional pode ser frescura.

O fato é que existem vários motivos para você contratar um profissional, pois treinar sem personal, além de ser perigoso para a sua saúde, pode atrasar os seus resultados, pode ocorrer uma lesão séria, além de exercícios feitos de forma ineficaz.

                Qual a função do personal?

Além de realizar um acompanhamento especializado em atividades físicas, o personal também é responsável por montar uma grade de exercícios que irão auxiliar o aluno a chegar aos seus objetivos. Seja perder peso ou ganhar massa muscular. Além disso, o acompanhamento do profissional, previne acidentes, lesões, e possíveis erros que podem ser cometidos durante o desempenho.

Para exemplificar melhor, separamos os 5 erros mais comuns que as pessoas cometem ao treinar sem personal.

                Exagerar nos exercícios

Esse é o primeiro erro comum entre as pessoas que treinam sozinhos. Na grande maioria, entre atletas iniciantes e avançados, acreditam que menos do que 5 séries por exercício é pouco para ter algum resultado. O que não é verdade. Para atletas iniciantes, 2 ou 3 sessões podem ser o suficiente, mas isso varia de cada pessoa.

Isso acontece pelo exemplo que as pessoas têm em atletas de bodybuilding que não devem servir de espelho para ninguém (a menos que você também esteja querendo entrar para a competição). O excesso de esteroides e anabolizantes que esses atletas utilizam os levam a outro patamar, e por isso eles treinam muito mais pesado.

Uma verdade é que ninguém precisa “se matar” para ganhar massa muscular, mas fazer um treino eficiente, com descanso regular, alimentação e sono, é o suficiente para alcançar suas metas de forma saudável.

                Ignorar os detalhes

Durante o treino, pequenos detalhes fazem muita diferença no corpo. Assim como aquecer, algo que as pessoas se esquecem muito. A falta de aquecimento antes do treino pode gerar graves problemas. Alongar também é importante e muitas pessoas não fazem.

Se você optar por treinar sem personal, é importante priorizar e não deixar esses detalhes de lado. Mesmo que você esteja com pressa, e pareça não fazer diferença, saiba que um dia a conta chega.

                Não entender de anatomia

Para querer treinar sozinho, é preciso entender que os grupos musculares são inter-relacionados, e que influenciam um no outro. Por esse motivo, a montagem do treino exige algum descanso, de pelo menos 24 horas, para depois voltar a treinar o mesmo grupo muscular.

É preciso entender que alguns exercícios recrutam músculos semelhantes, sendo ou não do mesmo grupo. Um erro bastante comum, é fazer agachamento em um dia, e levantamento terra no outro. Dessa forma você trabalha os mesmos músculos em ambos os dias e não dá tempo de descanso.

                Não dá frequência ao seu treino

Um dos maiores problemas de quem treina sem personal, é a falta do que chamamos de princípio da adaptação. Em tese, os músculos se adaptam aos estímulos propostos, e por isso, mesmo aumentando a carga, você não muda o plano de treino. E trocar apenas um exercício ou outro, não funciona da forma ideal.

Bi-set, piramidal e pré-exaustão, são alguns dos métodos mais usados por quem entende, e que fazem acompanhamento junto de um profissional especializado.

 

Como foi o que você leu? Deixe-nos saber nos comentários abaixo!

Leia o Próximo

Compartilhe isso:

Leave a Reply