peso ideal

Peso Ideal (IMC) – Saiba Como Calcular o Seu Agora Mesmo

É muito comum ver pessoas falando sobre seu peso em quase todos os lugares. Apesar de comentários como “estou acima do peso” ou “estou muito magro”, algumas pessoas não sabem dizer qual é o seu peso ideal.

A preocupação com este assunto vai muito além da vaidade com seu próprio corpo. Não apenas para manter uma boa forma física, mas, também por motivos de saúde. 

Portanto, aprender a calcular o seu peso ideal é uma tarefa importante.

Foi justamente pensando sobre isso que escrevemos este artigo para você! Se você deseja aprender mais sobre o seu peso saudável e entender o que estar acima ou abaixo disso significa, continue lendo este artigo.

Peso Ideal, O Que Isso Significa?

Peso Ideal O Que É

Existem diversas discussões tanto no campo da ciência quanto no da medicina sobre qual peso seria mais saudável.

No entanto, quando se fala sobre esse assunto, o nosso indicador principal é o IMC (Índice de Massa Corporal) .  Através dele é possível obter um indicativo se você está ou não acima de seu peso ideal.

Ao falar-se sobre IMC, existe um segundo ponto muito importante. Ele é índice usado para determinar e estabelecer as faixas de índice de gordura e peso. Dessa maneira, ele só leva em consideração o seu peso e altura.

Sendo assim, ele não reflete a distribuição de sua gordura corporal.

Como Calcular Seu Peso Ideal

Como Calcular Peso Ideal

Para calcularmos seu peso ideal de acordo com o IMC, temos uma fórmula bem simples.

Em primeiro lugar, iremos precisar de duas informações citadas no tópico anterior: seu peso e altura.

Tendo isso em mãos, usaremos a seguinte fórmula para calcular o seu Índice:

IMC = peso / (altura x altura)

Ou seja, considerando uma pessoa que pesa 65Kg e mede 1,65m. Temos o seguinte cálculo:

IMC = 65 / (1,65 x 1,65)

IMC = 65/ 2,72

IMC = 23,87

No caso da pessoa acima, o seu Índice de Massa Corporal é de 23,87Kg/m².

Mas e agora? O Que isso significa?

Pesquisas apontadas pela Organização Mundial de Saúde descrevem que o peso ideal está na faixa entre 1,85kg/m² – e 25kg/m². Ao considerarmos os dados da pessoa acima, ela está em um nível aceitável de peso.

Números abaixo desse índice podem significar baixo peso e números mais elevados são indicadores de sobrepeso.

Entretanto, tudo que foi apresentado neste artigo é um cálculo simples que não leva em consideração outros dados importantes, como por exemplo: Idade e Sexo.

Caso você deseje ter um resultado mais preciso, recomendo que procure um especialista no assunto. Assim sendo, ele poderá fazer uma avaliação física utilizando equipamentos próprios para isso como um adipômetro ou uma balança de bioimpedância.

Aqui no Super Treino nós disponibilizamos uma consultaria online para você a um preço quase insignificante. Você pode saber mais sobre este assunto clicando neste link.

Resumo

Resumo - Peso Ideal

Em resumo, o objetivo deste artigo foi trazer para você um cálculo básico que pode indicar como está seu índice de massa corporal. 

Ao fazer o cálculo e perceber que está acima ou abaixo de seu peso ideal, recomendamos fortemente que você busque fazer uma avaliação física com um profissional. Pois, com o tempo, isso pode trazer consequências graves para sua saúde e bem-estar.

Você gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos para que eles também se beneficiem desta informação!

Compartilhe isso:

Leave a Reply